Conflito

China diz que adesão da Finlândia à Otan adiciona ‘novo fator’

Questionado por um repórter, ele não elaborou, mas disse que "a China foi bem clara sobre a Otan e a expansão a leste da aliança".

China diz que adesão da Finlândia à Otan adiciona 'novo fator'

A China, principal amiga de Vladimir Putin no cenário global, tem defendido a paz na Ucrânia. — Foto:Reprodução/RFI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – De forma cifrada, a China comentou nesta segunda (16) o pedido de adesão da Finlândia à Otan (aliança militar ocidental).

“A China soube da proposta da Finlândia de entrar na Otan. As relações sino-finlandesas sempre foram amigáveis. O pedido irá, claro, adicionar um novo fator nas relações bilaterais”, disse o porta-voz da chancelaria Zhao Lijian.

Questionado por um repórter, ele não elaborou, mas disse que “a China foi bem clara sobre a Otan e a expansão a leste da aliança”. Ao longo dos anos, Pequim, aliada de Moscou, sempre criticou o movimento ocidental.

O jornal nacionalista estatal Global Times foi mais direto, dizendo em editorial que a expansão “arrisca tornar a Europa um barril de pólvora”. A China, principal amiga de Vladimir Putin no cenário global, tem defendido a paz na Ucrânia, mas sem criticar a ação de Moscou e fazendo duras reservas às sanções ocidentais aplicadas ao Kremlin.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Em nova ameaça ao Brasil, Governo Tump diz acompanhar “de perto” situação judicial de Bolsonaro

2

Mundo

Governo Lula vai se reunir com indústria e agro para definir reação a tarifas de Trump

3

Mundo

Cazé TV transmitirá jogos da Copa de 2026 após fechar acordo exclusivo com a FIFA

4

Mundo

Chelsea subverte expectativas, atropela o PSG e é campeão mundial de clubes da Fifa com 3X0

5

Mundo

Paraibano conquista ouro em luta greco-romana no Panamericano Sub 20, no Peru; mais dois atletas da PB garantem medalhas