Desastre natural

Com novas fissuras, vulcão nas Ilhas Canárias fica ‘muito mais agressivo’ após 15 dias de erupção

Com o aumento de sua atividade, parte da estrutura do cone foi derrubada, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

Com novas fissuras, vulcão nas Ilhas Canárias fica 'muito mais agressivo' após 15 dias de erupção

Cumbre Vieja registrou atividade 'muito mais agressiva' neste domingo. — Foto:Divulgação Involcan

LA PALMA — O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, registrou duas novas fissuras e ficou “muito mais agressivo” neste domingo, data em que completa 15 dias de erupção. Com o aumento de sua atividade, parte da estrutura do cone foi derrubada, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

De acordo com as autoridades, a superfície afetada pela lava já é de 399 hectares, cerca de 52,5 hectares a mais que ontem. Até o momento, foram afetadas 1.074 construções. Dessas, 946 foram completamente destruídas. Entre elas, está a “casa esperança”, que havia ficado intacta apesar de rodeada por uma paisagem devastada. Na última quarta-feira, o casal proprietário comunicou que a construção desmoronou. Mais de 6 mil pessoas já tiveram que ser evacuadas.

Magma incandescente encontraOceano Atlântico Foto: CSIC / via REUTERS

Uma nuvem de poeira do deserto do Saara associada ao dióxido de enxofre emitido pelo vulcão atingiu Porto Rico e a região do Caribe neste domingo, causando a deterioração da qualidade do ar. Especialistas já haviam manifestado preocupação com a liberação de gases tóxicos, que podem irritar olhos e pele, além de prejudicar a respiração. O governo recomendou que as pessoas usassem máscaras e óculos e evitassem abrir janelas e portas.

A lava também arrasou uma praia famosa por sua “onda perfeita” para surfistas em La Palma. Conhecida pelo relevo acidentado e suas pedras vulcânicas, Los Guirres está coberta por uma massa de magma quente de aproximadamente 500 metros de largura e 700 metros de comprimento, desde que o magma chegou ao Oceano Atlântico.

À medida que avançam os mais de 80 mil metros cúbicos de lava expelidos, se espalhando pelo mar, a paisagem outrora coroada por suas altas falésias se torna irreconhecível aos olhos de seus frequentadores. O local já foi palco inclusive de campeonatos das Canárias, que atraíam boa parte da população.

Em meio a esse cenário, o ministro do Turismo e Desportos, Raúl Camacho, lançou uma campanha para incentivar viagens à ilha assolada pela erupção. Em mensagem divulgada nas redes sociais, ele afirma que uma das formas de ajudar a comunidade é “viajar e consumir” no local.

O apelo foi feito horas depois de a associação turística da ilha comunicar um panorama crítico de cancelamentos em massa e uma taxa de ocupação da rede hoteleira em torno de apenas 15%.

Por conta dos gases, também foi recomendado o uso de máscaras e óculos para evitar inalação e o contato com os olhos Foto: SUNSETS SWEDEN / AFP

‘Pirâmide’ de fumaça

A lava expelida chegou ao mar na noite desta terça-feira e formou uma “pirâmide” de cerca de 50 metros. Desde então, o magma ganhou uma área de quase 20 hectares (200 mil metros quadrados) no Oceano Atlântico. Segundo o Copernicus, programa europeu de observação da Terra, a ilha cresceu em 338 hectares de superfície.

As autoridades pediram que os moradores evitem sair de suas casas e se aproximar da coluna de fumaça. Por conta da liberação de gases tóxicos, também foi recomendado o uso de máscaras e óculos para evitar inalação e o contato com os olhos.

O vulcão entrou em atividade no domingo retrasado, o que não acontecia desde 1971. De acordo com o Involcan, a erupção do Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias. A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia