Dizem estudiosos

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

Os ossos da descoberta oferecem um raro vislumbre da destruição intencional de cadáveres na cultura maia para comemorar uma mudança política dramática.

Esse processo de queima de artefatos e restos mortais era incomum para a realeza, assim como sua colocação nessa câmara da pirâmide. (foto: Site oficial/Chichén Itzá)

Esse processo de queima de artefatos e restos mortais era incomum para a realeza, assim como sua colocação nessa câmara da pirâmide. (foto: Site oficial/Chichén Itzá)

Arqueólogos descobriram recentemente os ossos queimados de pelo menos quatro adultos que provavelmente eram membros de uma linhagem real em um antigo templo-pirâmide maia na Guatemala.

A queima indicava uma profanação deliberada e potencialmente pública de seus restos mortais, de acordo com uma nova pesquisa.

Os ossos oferecem um raro vislumbre da destruição intencional de cadáveres na cultura maia para comemorar uma mudança política dramática.

Todos os restos mortais pertenciam a adultos, e os cientistas identificaram três dos indivíduos do sexo masculino. Dois deles tinham entre 21 e 35 anos e um tinha entre 40 e 60 anos, informaram os pesquisadores na quinta-feira (18) na revista Antiquity.

Entre os ossos havia milhares de objetos queimados — inteiros e em pedaços — incluindo adornos corporais feitos de greenstone (minerais verdes, incluindo jade), pingentes feitos de dentes de mamíferos, contas de conchas, mosaicos e armas. Sua riqueza e abundância indicavam o status real das pessoas na tumba.

Contudo, esse processo de queima de artefatos e restos mortais era incomum para a realeza, assim como sua colocação nessa câmara da pirâmide.
A revelação lançou luz sobre o surgimento de um novo tipo de líder que provavelmente redefiniu o poder durante um período de transformação social, disseram os autores do estudo.

Fonte: CNN Brasil.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Helicóptero com o presidente do Irã sofre acidente e informações são ‘preocupantes’, diz oficial

2

Mundo

VÍDEO: meteoro cruza céus de Portugal e Espanha; moradores registraram momento nas redes sociais

3

Mundo

Mike Tyson diz que não está velho e explica por que resolveu voltar a lutar aos 54 anos

4

Mundo

Estagiário tenta matar chefe a tiros dentro de armazém da Amazon e erra disparos; veja vídeo

5

Mundo

Deputado governista foge com projeto de lei para impedir aprovação em Taiwan