Mundo

Em guerra com cartéis, PF do México corta 10% da equipe por suspeitas

Mais de 3.200 agentes teriam cometido crimes ou violado regulamento. Órgão está na linha de frente à guerra com o narcotráfico no país.

Da France Presse

imprimir A Polícia Federal mexicana, na linha de frente na luta contra os cartéis das drogas, destituiu 3.200 agentes, ou seja, 10% de seu contingente, suspeitos de terem cometidos crimes ou de terem violado o regulamento, anunciou nesta segunda-feira o seu diretor.

Cerca de 1.500 outros serão destituídos em uma segunda etapa, anunciou o chefe da Polícia Federal, Facundo Rosas, no momento em que a instituição tenta recuperar a sua imagem.

"Pelas faltas em seus deveres previstos no regulamento, 3.200 elementos foram excluídos", declarou Rosas durante uma entrevista coletiva à imprensa. Esses agentes não passaram dos "testes de confiança", enquanto 465 eram alvos de queixas por supostos crimes.

Os policiais expulsos serão vigiados para evitar que adotem uma "conduta ilegal", acrescentou.

A Polícia Federal está na linha de frente da luta contra os cartéis, com a ajuda de 50.000 militares, e contava com 34.500 agentes antes das duas ondas de destituições que correspondem a um processo em curso há vários meses.

A instituição não tem uma boa imagem junto à população e foi acusada em diversas oportunidades de "corrupção".

Organizações de defesa dos Direitos Humanos a denunciaram por não ter protegido suficientemente os imigrantes clandestinos que vão aos Estados Unidos após o massacre de 72 deles descoberto na semana passada próximo a San Fernando, na fronteira americana, e atribuído à gangue dos Zetas.

Nos últimos anos, policiais foram presos no sul do México por terem participado ativamente de sequestros.

Os ajustes de contas entre cartéis e seus confrontos com a Polícia e o Exército deixaram 28.000 mortos desde a chegada do presidente Felipe Calderón ao poder, em dezembro de 2006, segundo dados oficiais.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Chelsea subverte expectativas, atropela o PSG e é campeão mundial de clubes da Fifa com 3X0

2

Mundo

Paraibano conquista ouro em luta greco-romana no Panamericano Sub 20, no Peru; mais dois atletas da PB garantem medalhas

3

Mundo

“Vou levar jabuticaba para você, Trump”, brinca Lula após tarifa de 50% anunciada por presidente dos EUA

4

Mundo

PSG e Chelsea se enfrentam neste domingo e disputam US$ 40 milhões na final do Mundial de Clubes da Fifa

5

Mundo

Presidente do Equador quer reforma para castração química de estupradores