Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Mundo

Editoria sobre Mundo ir para editoria →

Mar

Erupção de vulcão em Tonga provoca tsunami no sul do Pacífico; EUA alertam para maremoto na Costa Oeste

A erupção foi registrada durante a madrugada no vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai. Alerta de tsunami foi feito para a Costa Oeste dos EUA.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o maremoto avançando sobre casas em algumas ilhas da área. (Foto: Reprodução/Vídeo)

Por

A erupção de um vulcão submarino no arquipélago de Tonga neste sábado (15) provocou tsunami no sul do Pacífico.

Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e registrou grandes ondas avançando sobre a região.

Autoridades americanas informaram que há risco também de que um tsunami se forme na Costa Oeste dos EUA, no litoral dos estados de Washington e Oregon.

No Japão, a agência meteorológica do país emitiu alertas de tsunami nas primeiras horas de domingo, além de ordens de evacuação. Ondas de até três metros são esperadas nas ilhas Amami, no sul. Ondas de mais de um metro foram registradas lá anteriormente.

Um funcionário da agência no Japão pediu às pessoas que não se aproximassem do mar até os alertas de tsunami serem suspensos. Os avisos - os primeiros em mais de cinco anos - abrangeram várias áreas específicas.

Já o Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) alertou neste sábado (15) sobre a possibilidade de um "tsunami menor" atingir a Ilha de Páscoa e a parte da costa continental. "Por precaução, saia da área de praia, devido a um tsunami menor", disse o escritório como "medida preventiva" no caso de uma eventual ocorrência devido à erupção do vulcão.

Na Nova Zelândia, a agência de gerenciamento de emergências emitiu um aviso de tsunami nas costas norte e leste do país, prevendo correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis ao longo das costas nessas áreas.

Erupção do vulcão

A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai foi registrada durante a madrugada. Ele fica localizado a de 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku'alofa.

Segundo a agência de notícias Associated Press, não há, inicialmente, relatos de feridos ou da extensão dos danos, mas as comunicações com a pequena nação foram cortadas.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o maremoto avançando sobre casas em algumas ilhas da área.

Segundo o Escritório de Meteorologia da Austrália, a movimentação causou um tsunami de 1,2 metro, mas que não há risco do maremoto se aproximar do país continental.

Ondas de 83 centímetros foram registradas na capital tonganesa, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

O arquipélago de Tonga fica em uma zona de grande atividade sísmica, o denominado "Círculo de Fogo do Pacífico", devido ao encontro de placas tectônicas.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Johnny Depp não está nos planos da Disney para 'Piratas do Caribe'

Suécia pede para entrar na Otan, e Putin fala em reação proporcional

China diz que adesão da Finlândia à Otan adiciona 'novo fator'

Coreia do Sul oferece ajuda à Coreia do Norte durante surto de Covid-19