Mundo

Google e Facebook obrigam funcionários a se vacinarem

Grandes empresas com sede nos EUA vão exigir comprovantes de vacinação para retomar os trabalhos presenciais nos escritórios.

Google e Facebook obrigam funcionários a se vacinarem

O Facebook planeja reabrir seus escritórios em 50% em setembro e atingir sua capacidade máxima em outubro. — Foto:Reprodução

Algumas das maiores empresas dos EUA vão tornar a vacinação contra covid-19 obrigatória entre os funcionários, principalmente os que terão que voltar a trabalhar em escritórios, como uma forma de prevenir o aumento de casos da doença por conta da variante Delta.

Na semana passada, o Google e o Facebook anunciaram que os certificados de vacina serão obrigatórios para os empregados nos EUA, e que a medida seria adotada em escritórios das empresas ao redor do mundo nos próximos meses.

O Facebook planeja reabrir seus escritórios em 50% em setembro e atingir sua capacidade máxima em outubro. Por enquanto, os funcionários têm autorização para trabalhar meio período presencialmente. O Google vai reabrir os escritórios no dia 18 de outubro.

Nos últimos dias, a Disney anunciou que os funcionários têm 60 dias para serem imunizados, caso ainda não tenham tomado a vacina. A medida é válida tanto para todos os funcionários da gigante do entretenimento, incluindo os que trabalham nos parques temáticos na Califórnia e na Flórida.

Na Microsoft, funcionários e visitantes dos prédios da empresa terão que apresentar comprovantes de vacinação para poderem entrar nos escritórios a partir de setembro. Empregados que não podem tomar vacina por questões de saúde ou religião ficarão em espaços reservados.

Funcionários do Walmart que trabalham em escritórios ou que viajam pelo país terão que ser vacinados, informou a empresa, que também pediu que os empregados nos mercados, unidades de distribuição e armazéns voltem a usar máscara, mesmo que já estejam vacinados. A vacinação não é obrigatória para os funcionários da linha de frente e que atendem o público.

Outras grandes empresas, como Amazon e Apple, ainda não anunciaram como funcionará o retorno dos funcionários aos escritórios e se a vacinação será obrigatória.

Apesar de mais da metade dos cidadãos dos EUA já estar vacinado, o número de casos de covid-19 causados pela variante Delta segue aumentando no país. A vacinação não é obrigatória para quem não é da área da saúde, e durante o primeiro semestre de 2021, cidades e estados fizeram tudo o que podiam para incentivar a imunização, com brindes, sorteios e produtos grátis.

A Casa Branca havia anunciado na última semana que não tornaria a vacinação obrigatória no país, mas empresas têm autonomia para decidir as regras e quem será aceito nos escritórios assim que eles reabrirem.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento