oriente médio

Após bombardeios, Governo da Paraíba monitora situação de Cícero Lucena e paraibanos em Israel

O monitoramento é feito pela Secretaria de Representação Institucional do Governo Estadual em Brasília, no Distrito Federal.

Centro Administrativo Estadual da Paraíba

Centro Administrativo Estadual da Paraíba - Foto: Walla Santos/ ClickPB

Após diversos bombardeios que atingiram Israel nas últimas horas, o Governo da Paraíba anunciou, na tarde desta sexta-feira (13), que está monitorando a situação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e outros cinco paraibanos no país do Oriente Médio.

Conforme observou o ClickPB, o monitoramento é feito pela Secretaria de Representação Institucional do Governo Estadual em Brasília, no Distrito Federal.

A mobilização ocorre desde a quarta-feira (12), por orientação do governador João Azevêdo (PSB), e envolve articulações diretas com o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Israel e a Embaixada de Israel no Brasil.

De acordo com o secretário-executivo da pasta, Adauto Fernandes, o Governo da Paraíba tem atuado ativamente para garantir apoio e segurança aos cidadãos do estado que estão no território israelense.

“Falamos por telefone com o chanceler Mauro Vieira e estamos acompanhando passo a passo a situação dos paraibanos. Até o momento, são seis identificados, incluindo o prefeito Cícero Lucena. Todos devem ser repatriados nas próximas horas pela Força Aérea Brasileira (FAB). Também mantivemos contato com a Embaixada do Brasil em Tel Aviv e conversamos com a assessoria do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, no intuito de localizar todos os paraibanos que estão na região”, destacou Adauto.

O prefeito da Capital paraibana integra uma comitiva de 25 brasileiros, incluindo oito prefeitos, que estava em missão oficial em Israel e vive momentos de tensão no país.

Após o bombardeio de instalações no Irã por forças israelenses, Cícero e os demais membros da delegação buscaram refúgio em um bunker, enquanto tentam antecipar o retorno ao Brasil. A situação se complica pelo fechamento temporário do espaço aéreo israelense.

Segundo estimativas, cerca de 14 mil brasileiros moram atualmente em Israel e outros 6 mil na Palestina, conforme dados do Ministério das Relações Exteriores.

A maioria, segundo o Itamaraty, vive fora das áreas de conflito, porém, o governo federal tem realizado ações de repatriação e reforçado os apelos por ajuda humanitária.

A Secretaria de Representação da Paraíba informou que segue em contato constante com as autoridades diplomáticas e permanece mobilizada até que todos os paraibanos retornem em segurança ao Brasil.

Para informações, esclarecimentos ou apoio a paraibanos no exterior, o canal de contato da Secretaria em Brasília está disponível pelo número (61) 9 9697‑7009.

*Com Secom-PB

Leia mais no ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Braiscompany: Argentina autoriza extradição de Antônio Ais e Fabrícia para o Brasil

2

Mundo

Foragida do 8 de janeiro é presa na Argentina tentando ir para o Paraguai

3

Mundo

Parque da Bica é fechado após homem morrer dentro de jaula de leoa

4

Mundo

Flamengo é o primeiro time brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores

5

Mundo

Venezuela faz demonstração de força em resposta à presença militar dos EUA