Mundo

Gripe aviária mata menina em vilarejo da Indonésia

Garota de 9 anos de idade que morreu na Indonésia, nesta semana, havia sido contaminada pelo vírus da gripe aviária, revelaram testes realizados por laboratório

Uma menina de 9 anos de idade que morreu na Indonésia, nesta semana, havia sido contaminada pelo vírus da gripe aviária, revelaram testes realizados por laboratórios indonésios e divulgados pelo Ministério da Saúde do país na quinta-feira.

O ministério disse também que o vilarejo onde morava a menina está infectado pela doença.

A garota morreu na terça-feira, em um hospital do vilarejo de Cikelet, de Java Ocidental, onde há muitas galinhas doentes e mortas em virtude da gripe, disse Runizar Ruesin, chefe do centro de informações do Ministério da Saúde sobre a gripe aviária.

A morte da menina eleva para 45 o número de pessoas que perderam a vida na Indonésia devido à doença, a cifra mais alta de qualquer país.

“A gripe aviária está disseminada em Cikelet. É fácil encontrar galinhas doentes e mortas ali”, disse Ruesin à Reuters.

Um primo de 20 anos da menina havia morrido no começo deste mês com sintomas da gripe aviária. Mas amostras de material dele não puderam ser recolhidas para serem analisadas.

Os exames feitos com um garoto de 17 anos e morador do mesmo vilarejo também apontaram para a presença da gripe aviária, mas ele não quis ser internado e preferiu continuar em casa.

O estado de saúde do adolescente melhorava e ele vinha sendo monitorado por autoridades da área de saúde, afirmou Lily Sulistyawati, porta-voz do Ministério da Saúde. “Ele é um sobrevivente e está se saindo bastante bem”, afirmou.

Amostras de material recolhido junto a parentes e vizinhos dele em Cikelet (localizado a 90 quilômetros de Bandung, capital da Província) ainda precisam ser examinadas.

“Adotamos as medidas necessárias nessa região. As autoridades da área agrícola e de saúde mantêm uma vigilância constante sobre a região”, afirmou a porta-voz, acrescentando que as pessoas que mantiveram contato com o garoto haviam recebido doses do antiviral Tamiflu.

A Indonésia registra um número crescente de vítimas fatais da gripe aviária entre sua população, e o vírus mostra-se endêmico em quase todas as Províncias do país.

O governo indonésio, criticado por não adotar as medidas consideradas necessárias para acabar com a doença, recusa-se a adotar operações de sacrifício em massa de aves de criação apontando para os altos custos de tal medida e para as dificuldades logísticas que a envolvem.

Ruesin disse que uma equipe formada por 14 especialistas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) havia se dirigido ao vilarejo para avaliar o caso mais recente da doença.

“Até agora, não há indícios de se tratar de um conjunto de casos. Mesmo se o primo tiver morrido em virtude da gripe aviária, isso não significa que um passou a doença para o outro porque os dois viviam longe”, afirmou. “No entanto, temos de esperar pelo resultado das investigações.”

Há temores de que o vírus da gripe aviária possa, por meio de mutações, adquirir a capacidade de passar facilmente de uma pessoa a outra, provocando uma pandemia mundial.

Esses temores aprofundaram-se em maio, quando sete pessoas de uma mesma família indonésia morreram em virtude da doença, em Sumatra do Norte.

Essa foi a maior concentração de casos da doença em seres humanos. O vírus da gripe aviária, porém, continua a atacar principalmente os animais.


Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro

2

Mundo

Lula diz que revogação de vistos de ministros pelo Governo dos EUA é “inaceitável” e classifica como “medida arbitrária”

3

Mundo

Eduardo Bolsonaro diz que Trump não vai recuar e “Brasil será mergulhado no caos” se não ceder aos EUA

4

Mundo

Governo Trump revoga visto americano de Alexandre de Moraes e de “aliados e familiares imediatos”

5

Mundo

Medidas cautelares contra Bolsonaro não devem afetar negociação com EUA, diz Alckmin