Mundo

Helicóptero de Kobe Bryant saiu do trajeto e despencou 150 metros em 15 segundos antes de acidente

Investigação mostra que piloto deixou a rota por quase 23 minutos e despencou rapidamente antes de se chocar com o solo

Helicóptero de Kobe Bryant saiu do trajeto e despencou 150 metros em 15 segundos antes de acidente

O modelo de helicóptero usado por Kobe é um dos mais seguros do mundo — Foto:Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images

As investigações do acidente de helicóptero que matou o astro da NBA Kobe Bryant, a filha Gianna, e outras sete pessoas mostram que o piloto Ara Zobayan, que voava frequentemente com o ex-jogador do Los Angeles Lakers, saiu da rota que deveria fazer antes de cair na região de Calabasas. Em mais de 20 voos feitos, entre 2018 e 2020, Kobe nunca havia usado o trajeto do último domingo.

O helicóptero saiu do aeroporto John Wayne, em Los Angeles, às 14h06 com destino à pista de pouso em Camarillo, cerca de 128km distante de onde Kobe e os outros oito passageiros partiriam para um torneio de basquete. O departamento exige um mínimo de duas milhas (3,2 km) de visibilidade e um teto de nuvens de 800 pés (240 metros) para voar. A região sofria com uma forte neblina, mas o voo foi autorizado sob condições especiais de visualização. No último contato feito pelo piloto, no momento em que sobrevoava sobre Calabasas, a aeronave voava em condições visual especial a 1.500 pés (450 metros).

Após 11 minutos de voo, Zobayan saiu da rota traçada para Camarillo e começou a voar em círculos perto da região de Glendale, enquanto os controladores de voo do aeroporto de Burbank esperavam a liberação do tráfego aéreo para que ele continuasse a rota.

Foram 18 minutos até que a torre do aeroporto de Van Nuys aprovasse a manobra de contorno para que o helicóptero conseguisse voltar para a rota. Cinco minutos depois, a torre alertou que a aeronave estava baixo demais para receber instruções de voo e já não obteve resposta.

Ara Zobayan então tentou uma manobra para subir à altitude em que foi instruído, mas sem sucesso. Nos últimos 15 segundos, o helicóptero caiu cerca de 150 metros até que às 14h45 se chocou com o solo na região de Calabasas.

Segundo o jornal Daily Mail, Zobayan era um piloto experiente com licença de voo comercial há 12 anos. Os destroços do acidente ficaram espalhados por uma área do tamanho de um campo de futebol.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento