Meio Ambiente

Iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprende da Antártida

Processo de separação de bloco de gelo começou a quase uma década. Nos próximos meses, pode se deslocar para o oceano ou encalhar na região.

Iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprende da Antártida

Em comunicado, a BAS afirmou que os eventos que levaram à separação do iceberg começaram a se acelerar em novembro do ano passado. — Foto:reprodução

Um iceberg gigante, de tamanho maior do que a maioria das cidades europeias, se separou da Antártida, perto de uma estação de pesquisa britânica, afirmou a British Antarctic Survey (BAS), que cuida dos interesses do Reino Unido na região.

O iceberg mede 1.270 quilômetros quadrados, aproximadamente a área da cidade de São Paulo ou de Londres, se separou da plataforma de gelo Brunt, que possui umas espessura de 150 metros. As primeiras grandes rachaduras surgiram há quase uma década e, desde então, cientistas esperavam o “parto” deste bloco de gelo.

“Nossas equipes da BAS estavam preparadas para o parto de um iceberg na plataforma de gelo Brunt há anos”, afirmou a diretora da British Antarctic Survey, Dame Jane Francis.

Em comunicado, a BAS afirmou que os eventos que levaram à separação do iceberg começaram a se acelerar em novembro do ano passado.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Forró busca reconhecimento como Patrimônio da Humanidade e Governo da Paraíba promove shows de Elba Ramalho e Santanna na Europa

2

Mundo

Ipsos-Ipec: para 49%, Brasil deve devolver tarifaço na mesma moeda; 43% discordam

3

Mundo

Presidente Lula conversa com Xi Jinping em meio a tarifaço dos EUA contra Brasil

4

Mundo

Morre Miguel Uribe, pré-candidato a presidente baleado na Colômbia

5

Mundo

Ladrões levam US$ 7 mil em bonecos Labubu de loja nos Estados Unidos