Veja vídeo

Impacto lunar é registrado em JP durante eclipse total da Lua

O registro foi feito em João Pessoa, pela câmera do astrônomo amador, Marcelo Zurita, que esteve atuando pela Associação Paraibana de Astronomia para a observação do eclipse total da Lua.

Impacto lunar é registrado em JP durante eclipse total da Lua

Impacto lunar foi registrado em João Pessoa durante eclipse total da Lua, na segunda-feira (22) — Foto:Divulgação/BRAMON

Uma câmera da BRAMON registrou um impacto lunar enquanto ocorria o eclipse na madrugada da segunda-feira (21). O registro foi feito em João Pessoa, na Paraíba, pela câmera do astrônomo amador, Marcelo Zurita, que esteve atuando pela Associação Paraibana de Astronomia (APA) junto à Estação Cabo Branco para a observação do eclipse total da Lua. Outros registros também foram feitos ao redor do mundo.

Marcelo Zurita havia preparado um telescópio com duas câmeras. Uma foi utilizada para transmitir o eclipse em tempo real para um telão na Estação Cabo Branco e a outra para monitorar impactos lunares no momento da totalidade do eclipse.

Na noite dessa segunda-feira, em observação de um dos vídeos, Zurita percebeu o flash ocorrido instantes antes do início da totalidade do eclipse. Marcelo Zurita relatou o caso à BRAMON e soube de outros depoimentos também sobre a visualização do impacto lunar.

A confirmação oficial foi feita nesta terça-feira (22). O projeto MIDAS, que tem observatórios na Espanha dedicados a observação de impactos lunares, registrou o mesmo flash às 04:41:38 UT.

Segundo a BRAMON, essa “não é a primeira vez que um impacto lunar é registrado durante um eclipse, mas é certamente o impacto mais registrado da história. No Brasil este será apenas o segundo Iimpacto lunar registrado em vídeo na história. O primeiro foi em dezembro de 2017 durante a chuva de meteoros Geminídeas.”

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano