Mediterrâneo

Itália nega autorização para navio com 629 migrantes atracar

Novo ministro do Interior, Matteo Salvini, pretende deportar migrantes e impedir o desembarque de pessoas resgatadas no Mediterrâneo.

Itália nega autorização para navio com 629 migrantes atracar

Matte Salvini orientou que navio atracasse em Malta — Foto:Reprodução

O Ministério do Interior da Itália recusou autorização para um navio com 629 pessoas resgatadas no Mediterrâneo ancorar no país. Essa é a primeira vez que uma embarcação é rejeitada desde que o líder de extrema direita Matteo Salvini assumiu o controle da pasta.

O ministro enviou uma carta “urgente” às autoridades de Malta, afirmando que o porto “mais seguro” para o navio Aquarius — operado pelas ONGs SOS Méditerranée e Médicos Sem Fronteiras — atracar é o da capital Valeta.

Ao longo da semana, Salvini já havia criticado o governo maltês por suas frequentes recusas a receber embarcações com migrantes forçados. Uma delas, a Seefuchs, pertencente a uma ONG holandesa, foi impedida de ancorar em Valeta com 126 pessoas a bordo.

Segundo o comandante da unidade, Malta ofereceu apenas assistência marítima, o que fez o navio ser direcionado para Pozzallo, na Itália, onde chegou na manhã do último sábado (9).  “Malta não pode responder sempre ‘não’ a qualquer pedido de intervenção”, disse Salvini em seu Twitter.

De acordo com a Organização Internacional para Migrações (OIM), 33.226 deslocados externos já entraram na União Europeia via Mediterrâneo em 2018, sendo 13.808 pela Itália, 11.070 pela Grécia, 8.301 pela Espanha e 47 pelo Chipre. Outras 785 pessoas morreram ou desapareceram na travessia.

Malta, país insular situado entre a África e a Sicília, não recebeu um único migrante forçado em 2018. De acordo com o último relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), relativo a 2016, Malta possui 8.850 deslocados externos, entre refugiados e solicitantes de refúgio. O número equivale a cerca de 2% de sua população de 445 mil habitantes.

Já a Itália abriga 247.992, o que corresponde a 0,40% de seus aproximadamente 60 milhões de habitantes. “Mais de 750 mortos no Mediterrâneo em 2018. O salvamento de vidas no mar deve permanecer uma prioridade absoluta de qualquer governo”, disse a porta-voz do Acnur para o sul da Europa, Carlotta Sami.

Salvini ganhou popularidade na Itália ao transformar a Liga, partido tradicional que lutava pela independência da Padania, em uma das mais fortes legendas de extrema direita da União Europeia, com um discurso de “tolerância zero” com a migração no Mediterrâneo.

Para frear o número de deslocados externos na Itália, ele prega uma equação que une a deportação de dezenas de milhares de pessoas sem documentos à redução drástica dos desembarques de navios que operam no Mediterrâneo.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã