Ásia

Japão suspende estado de emergência na maioria das regiões, com exceção de Tóquio e Osaka

No total, o Japão registrou cerca de 16 mil casos de Covid-19 desde o início da crise da saúde, incluindo 687 óbitos, níveis muito inferiores aos observados na Europa e nos Estados Unidos

Japão suspende estado de emergência na maioria das regiões, com exceção de Tóquio e Osaka

Prorrogado em 4 de maio, o estado de emergência permaneceria em vigor até o final do mês. — Foto:Reprodução

TÓQUIO — O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou nesta quinta-feira que vai suspender em boa parte do país, mas não em Tóquio e em Osaka, o estado de emergência imposto no início de abril para conter a pandemia do novo coronavírus. Prorrogado em 4 de maio, o estado de emergência permaneceria em vigor até o final do mês.

— Hoje decidimos suspender o estado de emergência em 39 (das 47) regiões administrativas — disse Abe em entrevista coletiva na televisão. — Se possível, gostaríamos de suspender o estado de emergência antes de 31 de maio também em outras regiões.

LEIA MAIS: Portugal vai facilitar concessão de nacionalidade a bebês de imigrantes e a estrangeiros

Apenas 55 novos casos de infecção foram registrados na quarta-feira em todo arquipélago, dez deles em Tóquio. Diante da progressão diária da doença na capital e em Osaka (oeste), bem como na grande ilha norte de Hokkaido, o estado de emergência será mantido.

No total, o Japão registrou cerca de 16 mil casos de Covid-19 desde o início da crise da saúde, incluindo 687 óbitos, níveis muito inferiores aos observados na Europa e nos Estados Unidos. Ao contrário de outros governos, que forçaram as empresas a fechar e ordenou que as pessoas ficassem em casa, o governo de Abe apenas solicitou o cumprimento de algumas medidas de combate ao coronavírus, o que significou que alguns bares e restaurantes em cidades fortemente infectadas, como Tóquio, permaneceram abertos.

LEIA MAIS: Brasil tem 13.276 mortes e mais de 192 mil casos de coronavírus

Mesmo assim, o país não presenciou um surto enorme em comparação a outros países do mundo. Há dez dias, Abe pediu à população que se preparasse para uma longa batalha contra o vírus e pediu que continuassem praticando o distanciamento social. Em 13 prefeituras, incluindo Tóquio e Osaka, que foram as mais atingidas, o governo reduziu em 80% o número de pessoas em áreas movimentadas de compras e entretenimento.

O governo também está gastando US $ 1,1 trilhão, o equivalente a um quinto do Produto Interno Bruto, em medidas de estímulo para ajudar empresas e pessoas afetadas pelas medidas de bloqueio. Dentre as próximas medidas, o governo prometeu dinheiro para cobrir o aluguel, expansão da ajuda para manter os empregos e assistência a trabalhadores de meio período que perderam seus empregos.

LEIA MAIS: Prefeito de Campina Grande determina protocolo para uso de Hidroxicloroquina em pacientes com estágio inicial da Covid-19

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia