América Latina

Justiça argentina absolve Cristina Kirchner em ação por delito financeiro

Após realizar uma nova perícia nos documentos das transações, o tribunal concluiu que "não houve prejuízo ao Estado".

Justiça argentina absolve Cristina Kirchner em ação por delito financeiro

Ela era acusada, ao lado de outros integrantes de sua gestão como presidente (2007-2015), de realizar operações ilegais de venda de dólar a partir de informações privilegiadas, entre agosto e novembro de 2015, quando o peso sofreu desvalorização. — Foto:Reprodução

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) — A Justiça da Argentina absolveu nesta terça-feira (13) a atual vice do país, Cristina Kirchner, no processo conhecido como “dólar futuro”. 

Ela era acusada, ao lado de outros integrantes de sua gestão como presidente (2007-2015), de realizar operações ilegais de venda de dólar a partir de informações privilegiadas, entre agosto e novembro de 2015, quando o peso sofreu desvalorização.

Entre os outros envolvidos na ação estavam o atual governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, que à época era ministro da Economia, o ex-presidente do Banco Central Alejandro Vanoli e o atual chefe do órgão, Miguel Ángel Pesce. A acusação havia sido feita por líderes da então aliança opositora liderada pelo ex-presidente Mauricio Macri. Os deputados Mario Negri e Federico Pinedo e o ex-ministro da Economia Alfonso Prat-Gay apresentaram documentos que, segundo eles, trariam evidências do delito.

Após realizar uma nova perícia nos documentos das transações, o tribunal concluiu que “não houve prejuízo ao Estado”. A absolvição levanta críticas da oposição, que acusa o governo atual de pressionar o Judiciário para livrar Cristina de seus processos. A proposta de reforma da Justiça, que vem sendo debatida no Congresso e tem como objetivo descentralizar decisões, seria uma maneira de fazer isso.

Dos sete processos contra a ex-presidente, sobram agora seis, entre os quais acusações de lavagem de dinheiro por meio dos hotéis da família Kirchner na Patagônia e de desvio de verbas destinadas a obras públicas. 

No ano passado, diante da mesma corte, Cristina acusou os juízes de estarem fazendo perseguição política contra ela. Na ocasião, Cristina afirmou que o tribunal estava exibindo “o apogeu do lawfare”, contra ela, em referência ao termo que descreve o uso político do direito contra certos alvos.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial

2

Mundo

Empresa de Musk está construindo satélites espiões para EUA, diz agência

3

Mundo

Israel pede a palestinos que abandonem área do hospital Al Shifa, em Gaza, e soldados invadem instalações

4

Mundo

‘Cometa do Diabo’ já e visível no Hemisfério Norte e poderá ser observado no Brasil

5

Mundo

Primeiro navio com ajuda humanitária chega à costa de Gaza, e Israel e Hamas avançam em tentativa cessar-fogo