Neste domingo

Lua Crescente poderá ser observada através de telescópios na Estação Cabo Branco

A Lua começou a crescer no dia 12 de abril, mas hoje, dia 14 (domingo), ela estará plena para observação.

Lua Crescente poderá ser observada através de telescópios na Estação Cabo Branco

A entrada é gratuita para o público de todas as idades e a observação acontecerá no jardim da casa — Foto:Reprodução

O visitante terá a oportunidade de observar os astros e estrelas de nosso universo neste domingo (14), a partir das 18h, pelas lentes e telescópios do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Altiplano. A entrada é gratuita para o público de todas as idades e a observação acontecerá no jardim da casa.

De acordo com o professor de Astronomia, Marcos Jerônimo, a Lua Crescente, em especial, estará visível no céu da cidade de João Pessoa. O professor lembra apenas que observação da Lua Crescente só será possível se o céu oferecer boas condições de visibilidade, ou seja, sem nuvens e chuvas.

A Lua começou a crescer no dia 12 de abril, mas hoje, dia 14 (domingo), ela estará plena para observação. Para os esotéricos essa é a fase que influencia toda a natureza do ser humano e seu cotidiano: nascimentos, renascimentos, fechamento de ciclos, início de novo ciclo, libido, queda e crescimento do cabelo e outros. Para os cientistas da natureza este período é propício para analisar a fauna, flora, os animais, às águas e o ciclo da Terra.

Os gregos foram um dos povos que estudaram a Lua Crescente e não contentes criaram três luas: Ártemis, para o Quarto Crescente, Selene, para a Lua Cheia, e Hécate, para as luas Nova e Minguante. Os romanos foram mais modestos: chamava a Lua de Diana, protetora da caça e da noite. Entre os povos da Mesopotâmia, ela era a deusa Sin, que mais tarde foi substituída por Ishtar, na Babilônia. Para os chineses, era Kwan-Yin e, para os índios brasileiros, Cairê ou Jaci.

Planetário – No domingo o planetário estará exibindo o filme “Filhos do Sol”, com sessões de 10h30, 11h30 (manhã), 15h e 16h (tarde), na sala de Convenções II do prédio administrativo.

Robótica – Também no domingo os monitores estarão fazendo demonstrações de movimentos dos protótipos de robôs, no horário de 10h30, 11h30 (manhã) e 15h, 16h (tarde), na sala de práticas educacionais, com entrada gratuita.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento