Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Mundo

Editoria sobre Mundo ir para editoria →

Neste domingo

Nave da SpaceX chega a estação espacial

A chegada bem-sucedida concluiu com sucesso a jornada de ida da primeira missão comercial tripulada, conduzida pela SpaceX a serviço da Nasa, a agência espacial americana.

Seus dois ocupantes, Doug Hurley e Bob Behnken, desembarcaram no complexo orbital cerca de três horas depois da acoplagem, onde foram recebidos com os costumeiros abraços pelos membros da Expedição 63 a bordo. (Foto: Bill Ingalls/Nasa)

Por

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cápsula Crew Dragon acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional às 11h16 deste domingo (31), após um voo de 19 horas. A chegada bem-sucedida concluiu com sucesso a jornada de ida da primeira missão comercial tripulada, conduzida pela SpaceX a serviço da Nasa, a agência espacial americana.

Seus dois ocupantes, Doug Hurley e Bob Behnken, desembarcaram no complexo orbital cerca de três horas depois da acoplagem, onde foram recebidos com os costumeiros abraços pelos membros da Expedição 63 a bordo.

Eles agora se juntam à equipe composta pelo americano Chris Cassidy e pelos russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner para uma estadia de dois a três meses como parte da tripulação fixa.

Desde o lançamento, ocorrido no sábado (30), da plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, do Cabo Canaveral, na Flórida, a nova cápsula americana voou sem quaisquer falhas, neste que é seu primeiro voo tripulado de qualificação - e o primeiro voo orbital tripulado a partir do solo americano desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2011.

Hurley, como comandante, teve a chance de pilotar manualmente a Crew Dragon em duas ocasiões, uma na noite de sábado (30), e outra pouco antes da aproximação final à estação, e tudo transcorreu como esperado.

Contudo, a acoplagem em si, como previsto, foi realizada de forma totalmente automatizada. Após o encaixe firme da cápsula à porta de atracação do lado americano do complexo, foram iniciados os preparativos para o desembarque.

VIDA A BORDO

Benhken e Hurley tiraram seus trajes pressurizados após a decolagem bem-sucedida e, vestindo traje esportivo, após o jantar, fizeram uma pequena apresentação de como é viajar dentro da Crew Dragon.

Foi quando anunciaram o batismo da nave como Endeavour -preservando a tradição americana que remonta ao princípio da era espacial, em que os astronautas dão nomes a suas cápsulas. O nome é o mesmo de um ônibus espacial em que ambos realizaram seu primeiro voo espacial.

Após essa apresentação, a dupla foi dormir. Na manhã seguinte, para a acoplagem, tornaram a vestir os trajes pressurizados. Após a manobra bem-sucedida, e enquanto a pressão atmosférica se igualava entre a cápsula e a estação, para a abertura da escotilha, tornaram a tirar seus trajes.

Já na estação, participaram de uma pequena conversa com o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, e membros do Congresso.

Em contraste com o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite anterior, que falou em militarização do espaço e exaltou a proeminência americana, o chefe da agência espacial americana evocou união, parcerias internacionais e a importância da continuidade dos programas espaciais entre gestões, enfatizando que o programa comercial de tripulação começou com seu predecessor, o ex-astronauta Charles Bolden, administrador da Nasa durante a gestão de Barack Obama.


Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Johnny Depp diz que já ofereceu maconha para filha quando ela tinha 13 anos

Tigre mata cuidadora de 55 anos na frente de visitantes em zoológico

Trump anuncia que iniciou retirada formal dos EUA da OMS

Goleiro russo de 16 anos é atingido por raio durante treino e entra em coma