China

O primeiro porta-drones chinês: uma mistura entre pesquisa científica e ferramenta militar

O navio 'Zhuhaiyun' é único desse tipo no mundo, tem 88,5 metros de comprimento e pode atingir até 33 km/h.

O primeiro porta-drones chinês: uma mistura entre pesquisa científica e ferramenta militar

Navio porta-drones chinês 'Zhuhaiyun'. — Foto:Divulgação/STDaily

Os chineses lançaram recentemente o primeiro navio porta-drones do mundo. Chamada de “Zhuhaiyun”, a embarcação tem objetivo de pesquisa, mas especialistas temem que ela seja usada para fins militares.

A mídia estatal chinesa informou no final de maio sobre o lançamento do navio, anunciado como um carro-chefe para pesquisa marítima, e apontou que ele estará totalmente operacional antes do final de 2022.

A embarcação transportará um número não especificado de drones aéreos, marítimos e submarinos.

Só que o porta-drones representa uma mudança na crescente importância das aeronaves sem piloto nas estratégias de guerra moderna.

O “Zhuhaiyun” tem 88,5 metros de comprimento e pode atingir 18 nós (33 km/h). Chen Dake, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências e diretor do laboratório dono do barco, descreveu-o ao China Daily como “revolucionário”.

Segundo o cientista, “o barco não é apenas uma ferramenta de precisão sem precedentes nos confins do que é a ciência marítima, mas também uma plataforma de prevenção e gestão de desastres marítimos, de mapeamento preciso do fundo do mar (…) e resgate”.

Mas parece improvável que esse navio seja exclusivamente para uso científico.

O transportador de drones é uma ferramenta que pode ser usada a serviço dos interesses chineses na região do Indo-Pacífico, mais um passo no uso militar dos drones, que foram implantados do Afeganistão à Líbia e estão atualmente em combate na Ucrânia, onde mostram sua importância nas guerras modernas.

‘Agressivo’

A China e os Estados Unidos estão na liderança desta corrida, à frente de outros competidores como Israel e Turquia, que também conseguiram conquistar espaço nesse mercado. Mas a apresentação que Pequim fez do Zhuhaiyun é um tanto enigmática.

“Há uma falta de dados empíricos para sugerir que o Estado chinês pode realmente usar esse navio de forma integrada” durante um conflito, disse Paul Lushenko, tenente-coronel americano e pesquisador da Universidade Cornell.

O especialista disse à AFP que “é o primeiro desenvolvimento desse tipo, mas outras Marinhas do mundo, incluindo a americana, trabalham nas possibilidades de guerra remota no domínio marítimo”.

Um porta-drones desse tipo, especialmente se puder ser replicado, pode permitir que Pequim bloqueie o acesso a uma determinada área.

A China multiplica as disputas territoriais com seus vizinhos e poderá no futuro se estabelecer em um território sem precisar deslocar suas tropas.

Um cardume

Um dos elementos-chave para o porta-drones é a autonomia de movimento.

“É um pouco como a analogia com um cardume de peixes: as formas são criadas na água, que não são uma decisão individual de nenhum dos peixes, mas sim o resultado de sua inteligência coletiva”, explicou à AFP Jean-Marc Rickly, diretor de riscos globais e emergentes do Centro de Política de Segurança de Genebra (GCPS).
“O objetivo final é criar algo que tenha capacidade de inteligência coletiva”, disse.

Atualmente, existem dispositivos que são semi-autônomos, que são programáveis. Mas, no mês passado, a Universidade de Zhejiang divulgou um vídeo mostrando 10 drones voando por uma floresta de bambu.

“Eles passam a entender o ambiente em que estão, a identificar os obstáculos, a se comunicar para fazer uma topografia dos lugares e superar os obstáculos”, explicou o pesquisador.

Todos os grandes exércitos do mundo estão trabalhando em projetos desse tipo, com o objetivo de saturar um espaço – seja aéreo, marítimo ou submarino -, com objetos baratos e infinitamente substituíveis, em oposição aos dispositivos muito sofisticados pilotados por pessoas.

Em 2020, o centro de pesquisas Rand Corporation estimou que o poder de computação de um drone militar era menor que o de um smartphone. Essa organização especificou que uma unidade de 900 soldados poderia lançar e recuperar 300 drones a cada seis horas, somando 1.200 saídas por dia, 24 horas por dia, sete dias por semana.

“A ideia é a saturação, para finalmente esgotar o arsenal disponível de mísseis interceptores contra o inimigo”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

2

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

3

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

4

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

5

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão