Guerra

Corrida armamentista: chefe da Otan diz que aliança está adaptando seu arsenal nuclear a ameaças de segurança

Embora seja sabido que os EUA posicionaram bombas nucleares em várias localizações da Europa, a Otan raramente fala publicamente sobre essas armas.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (Foto: Lehtikuva/Vesa Moilanen via Reuters)

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (Foto: Lehtikuva/Vesa Moilanen via Reuters)

Em uma rara referência ao arsenal nuclear do Ocidente, o chefe da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou nesta quarta-feira (12) que a aliança está se esforçando para adaptar suas capacidades às atuais ameaças de segurança, mencionando exercícios e retórica nucleares mais recentes da Rússia.

Stoltenberg disse a jornalistas, antes de uma reunião de dois dias de ministros da Defesa da Otan em Bruxelas que incluirá um encontro do grupo de planejamento nuclear da aliança, que as armas nucleares da Otan são a “garantia máxima de segurança” e meios para preservar a paz.

Embora seja sabido que os EUA posicionaram bombas nucleares em várias localizações da Europa, a organização raramente fala publicamente sobre essas armas.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Secretário dos EUA diz que tarifas ao Brasil não serão adiadas

2

Mundo

Palestina aponta que Gaza tem mais 5 mortes por fome em 24 horas

3

Mundo

Ilha submersa de 500 mil km² reivindicada pelo Brasil é rica em metais estratégicos cobiçados pelos EUA

4

Mundo

Cobra de estimação foge de tutor e se esconde em painel de trem nos EUA

5

Mundo

Cabo Gilberto busca justificar articulações de Eduardo Bolsonaro: “ele está desesperado, ele não quer que o Brasil seja prejudicado”