Mundo

Otan convida formalmente Suécia e Finlândia para se juntarem à aliança militar

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, comunicou a decisão em suas redes sociais.

Otan convida formalmente Suécia e Finlândia para se juntarem à aliança militar

Embaixadores Klaus Korhonen, da Finlândia (esq.), e Axel Wernhoff, da Suécia (dir.), ao lado do secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (centro), na sede da aliança em Bruxelas. — Foto:Reprodução

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) convidou nesta formalmente a Suécia e a Finlândia para se juntarem à aliança militar liderada pelos EUA, de acordo com um comunicado dos chefes de Estado e de governo da Otan divulgado nesta quarta-feira (29).

“Hoje, decidimos convidar a Finlândia e a Suécia a se tornarem membros da OTAN e concordamos em assinar os Protocolos de Adesão”, disse o comunicado.

Mais cedo, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que, após o convite, “precisamos de um processo de ratificação em 30 parlamentos; isso sempre leva algum tempo, mas também espero que seja rápido porque os aliados estão prontos para tentar fazer esse processo de ratificação acontecer o mais rápido possível.”

Guerra na Ucrânia, influência da China e mudanças climáticas pautam Cúpula da Otan

Os estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reúnem nesta semana em Madri, na Espanha, para discutir questões de segurança na Europa em meio à invasão da Ucrânia pelas forças russas. A série de reuniões começa na terça (28) e vai até quinta-feira (30).

Para falar sobre o conflito, o encontro contará com um pronunciamento do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Além disso, a aliança discutirá sobre a crescente influência da China na política mundial e os impactos das mudanças climáticas.

O evento também se concentrará em redigir um novo Plano Estratégico, que definirá os valores, os objetivos e as funções da Otan para a próxima década –a versão atual foi redigida em 2010 e, portanto, as diretrizes precisam ser atualizadas tendo em vista o novo cenário mundial.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia