Mundo

Padre irlandês que empurrou Vanderlei em Atenas ficou irritado por ex-maratonista acender tocha olímpica

Cornelius Horan deu uma entrevista para o The New York Times 'desabafando'

Padre irlandês que empurrou Vanderlei em Atenas ficou irritado por ex-maratonista acender tocha olímpica

Em 2004, Cornelius Horan, o padre irlandês agarrou e tirou Vanderlei da pista durante a maratona. — Foto:Koji Sasahara/Reprodução

Cornelius Horan deu uma entrevista para o The New York Times contando que ficou muito irritado que o ex-atleta foi o escolhido para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016.

“Eu olho para Vanderlei e penso: você não seria nem de perto essa estrela se não fosse por mim’. Quando o vi [na cerimônia de abertura] com meus próprios olhos, eu realmente fiquei com raiva.”

Cornelius disse que enviou duas cartas, em português, para Vanderlei pedindo desculpas, mas nunca recebeu uma resposta do brasileiro.”É extremamente triste que ele nunca respondeu aos meus pedidos de desculpas, sem falar em ao menos reconhecê-los.”

No final da entrevista, Cornelius reforça que se ele não tivesse empurrado Vanderlei em Atenas, ninguém se lembraria dele hoje em dia. “É certo que ele não seria a estrela da cerimônia de abertura se não pelo que eu fiz. Quantas pessoas se lembram de medalhistas de ouro de 12 anos atrás?”

Vanderlei, que liderava a maratona quando foi empurrado pelo padre, ficou com a medalha de bronze em Atenas, mas também ganhou a Medalha Pierre de Coubertin, que enaltece qualidades éticas e morais e espírito esportivo.

Ele ainda fez questão de não pedir desculpas: “O que digo é agressivo a Vanderlei. Mas até meu mestre Jesus Cristo foi agressivo em suas palavras quando necessário”, falou o padre. Horan, na verdade, teve retirados seus direitos para exercer a função de padre nos anos 1990. 

No passado, Horan até tentou se aproximar de Vanderlei, escrevendo duas cartas em português, que nunca foram respondidas. Isso deixou o irlandês ainda mais ressentido: “É muito triste. O condeno por isso. Ele falhou miseravelmente em respeito básico”, completou. 

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano