Nazarbaev

Presidente do Cazaquistão anuncia renúncia após 30 anos no poder

O anúncio foi feito pela TV. Nazarbaev era chefe de Estado da ex-república soviética desde o fim da URSS, em 1991 , após ter sido primeiro-ministro de 1984 a 1989.

Presidente do Cazaquistão anuncia renúncia após 30 anos no poder

Nazarbaev continuará a presidir o Conselho de Segurança e liderar seu partido, que domina o Parlamento — Foto:Reprodução

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaev, anunciou nesta terça-feira sua renúncia,  depois de 30 anos no poder. O anúncio foi feito pela TV. Nazarbaev era chefe de Estado da ex-república soviética desde o fim da URSS, em 1991 , após ter sido primeiro-ministro de 1984 a 1989.

O Cazaquistão ocupa uma posição estratégia entre a Rússia e a China e detém vastos recursos naturais, incluindo minerais (urânio, zinco, sobre), petróleo e gás. Sem romper os laços com Moscou, o país desempenhou papel importante na chamada “guerra ao terror”, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

“Tomei a decisão, que não foi fácil para mim, de renunciar à Presidência”, disse Nazarbaev, sem no entanto detalhar as razões da renúncia.

O presidente do Senado, Kassym-Jomart Tokaiev, assumirá a chefia do Estado até o fim do atual mandato presidencial, no início de 2020. Nazarbaev continuará a presidir o Conselho de Segurança e liderar seu partido, que domina o Parlamento.

Ele foi eleito para o quinto mandato em 2015, e, segundo o resultado oficial, teve 97,7% dos votos. Seus únicos competidores foram o candidato do Partido Comunista e um independente.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Medidas adicionais contra o Brasil podem ser anunciadas na próxima semana, diz secretário de Trump após julgamento de Bolsonaro

2

Mundo

Protocolo de intenções para Unesco reconhecer Forró como Patrimônio da Humanidade é assinado, na França

3

Mundo

Brasil agradece Argentina por identificar vítima da ditadura

4

Mundo

Terremoto de magnitude 5,7 atinge norte da Colômbia, diz agência

5

Mundo

Charlie Kirk: viúva se pronuncia, manda recado a atirador e diz que marido cogitou disputar eleições