América Latina

Presidente do Panamá institui rodízio e separa dias em que homens e mulheres poderão sair durante quarentena

País tem quarentena obrigatória desde 24 de março, medida foi tomada para conter o avanço da Covid-19; país tem mais de 1 mil casos confirmados.

Presidente do Panamá institui rodízio e separa dias em que homens e mulheres poderão sair durante quarentena

Um membro do Centro de Operações de Emergência em Saúde (CODES) mostra um mapa do Panamá com os locais dos centros de atendimento em todo o país para pacientes com o coronavírus Covid-19, na Cidade do Panamá em 30 de março — Foto: — Foto:Luis Acosta/AFP

O governo do Panamá instituiu um rodízio entre homens e mulheres como resposta à pandemia de coronavírus. Um decreto publicado na segunda-feira (30) separa os dias da semana em que cada grupo poderá circular.

Mulheres poderão sair às ruas às segundas, quartas e sextas. Já os homens terão permissão para circular às terças, quintas e sábados. Aos domingos, todos terão que ficar em casa, disse o presidente Laurentino Cortizo em um comunicado pelo Twitter.

Em nota, o governo panamenho esclareceu que a medida foi tomada porque os cidadãos do país seguem com suas atividades apesar da quarentena obrigatória instaurada na semana passada. A restrição de circulação começa a contar a partir de primeiro de abril.

“As autoridades de Saúde reiteram que nenhum país está totalmente preparado para combater o vírus se sua população não assume a responsabilidade de proteger a saúde individual e coletiva de seus habitantes”, diz o comunicado. “Todas as ações que se implementam para evitar a propagação do novo coronavírus são articuladas com o trabalho em equipe e com a ética.”

Segundo o presidente, as pessoas só poderão sair às ruas por duas horas por dia para comprar alimentos e remédios.

O Paraguai está em quarentena total desde 25 de março, com a exceção de profissionais considerados essenciais, como os de saúde, de segurança e abastecimento. A medida foi anunciada para conter a rápida expansão do novo coronavírus. O país tem até o momento mais de 1 mil infectados e 27 mortos por Covid-19.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento