Mundo

Príncipe Charles vai dar mesada a Harry e Meghan por um ano

Segundo informações do "Daily Mail", o futuro rei deixou claro, no entanto, que a fonte de dinheiro não é 'inesgotável'.

Príncipe Charles vai dar mesada a Harry e Meghan por um ano

Charles e Harry — Foto:Samir Hussein / Samir Hussein/WireImage

Sem receber nenhum centavo do Fundo Soberano da rainha (que financia membros da família real que representam a Coroa), o príncipe Harry e Meghan Markle vão receber uma mesada de Charles por um ano. Segundo informações do “Daily Mail”, o futuro rei deixou claro, no entanto, que a fonte de dinheiro não é ‘inesgotável’.

O financiamento do pai, ainda segundo o jornal, não virá dos impostos que recebe pelo ducado da Cornuália, e sim de sua fortuna pessoal.

No último sábado, foi comunicado o acordo entre Elizabeth II e o neto: eles não vão mais usar o título de “alteza real”, não receberão mais nada do Fundo Soberano, não representarão a Coroa em eventos oficiais e vão devolver os 2,4 milhões gastos gastos na reforma de Frogmore House, palácio que será a base do casal no Reuno Unido.

Na noite do último domingo, o príncipe falou pela primeira vez sobre a saída e disse estar profundamente triste em ter sido obrigado a tomar esse passo.

Entenda o caso

Harry e Meghan anunciaram, em 8 de janeiro, em seu perfil no Instagram, que eles se dividirão entre Reino Unido e a América do Norte em 2020. O anúncio veio depois de especulações da imprensa britânica de que o casal abdicaria de seus títulos reais e se mudaria definitivamente para o Canadá por estar sendo deixado de lado pela família real.

No comunicado, Harry e Meghan afirmam que serão financeiramente independentes e não mais “membros seniores” da família. A decisão, garantiram, foi tomada após meses de reflexão. “Pretendemos dar um passo atrás como membros “seniores” da família real e trabalhar para nos tornar financeiramente independentes, enquanto continuamos a apoiar totalmente Sua Majestade a Rainha”, afirmaram no comunicado.

No último sábado, a rainha divulgou um comunicado dizendo que entendeu as demandas dos netos e que eles não mais vão vão usar seus títulos reais, não vão representá-la em compromisso oficiais e vão devolver 2,4 milhões de libras usadas na reforma de Frogmore Cottage, a casa de Windsor que continuarão usando no Reino Unido.

Aos 35 anos, Harry é o sexto na linha de sucessão ao trono, atrás de seu pai, o príncipe Charles, seu irmão, William, e dos sobrinhos, George, Charlotte e Louis. O príncipe é casado com Meghan Markle desde maio de 2018 e eles têm um filho, Archie Harrison, que nasceu um ano depois. O menino, no entanto, não usa nenhum título por desejo expresso dos pais.

Sobre dividirem-se entre os dois países, declararam:”Esse equilíbrio geográfico nos permitirá apreciar nosso filho com a tradição real em que ele nasceu, além de proporcionar à nossa família o espaço para se concentrar no próximo capítulo, incluindo o lançamento de nossa nova entidade beneficente.

Meghan morou no Canadá por sete anos antes de conhecer o príncipe e se sente em casa no país. Um amigo afirmou ao The Sun que “eles gostaram muito do Natal e do Ano Novo lá, quando não foram fotografados nenhuma vez e foram deixados em paz”.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

2

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

3

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

4

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

5

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos