Guerra

Resolução da ONU busca frear ida de extremistas para Síria e Iraque

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma nova resolução para evitar que extremistas de países do Oriente Médio se juntem ao grupo que se autodenomina "Estado Islâmico" no Iraque e na Síria.

Resolução da ONU busca frear ida de extremistas para Síria e Iraque

A resolução proposta pelo presidente dos Estados Unidos foi acatada — Foto:BBC brasil

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma nova resolução para evitar que extremistas de países do Oriente Médio se juntem ao grupo que se autodenomina “Estado Islâmico” no Iraque e na Síria.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, presidiu a sessão e disse que “os países devem evitar o recrutamento e o financiamento de combatentes estrangeiros”. Segundo ele, os EUA “irão trabalhar em uma coalizão para destruir essa rede da morte”, em alusão ao grupo radical.

“Nesse esforço, nós não agiremos sozinhos. Nem temos a intenção de mandar tropas americanas para ocupar terras estrangeiras. Em vez disso, nós vamos apoiar a luta dos iraquianos e dos sírios para proteger suas comunidades”, disse o presidente.

“Vamos treinar e equipar as forças que estão lutando contra esses terroristas em solo. E vamos trabalhar para acabar com o financiamento deles e para parar o fluxo de combatentes que se juntam ao grupo na reunião. Hoje, eu peço ao mundo que se junte a nós nessa missão”, completou Obama, que ainda fez um apelo aos muçulmanos para rejeitarem a ideologia do “Estado Islâmico” e da al-Qaeda.

A resolução proposta pelo presidente dos Estados Unidos foi acatada por unanimidade no Conselho de Segurança da ONU.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Curso de inglês online gratuito abre 10 mil vagas; saiba como se inscrever

2

Mundo

Em Brasília, Tibério Limeira diz que bolsonarismo está agindo contra soberania brasileira 

3

Mundo

Tarifa: imprensa internacional chama carta de Trump contra o Brasil de ‘destemperada’

4

Mundo

Líder do PT na Câmara vê ato político nas tarifas de Trump e chama bolsonaristas de “vira-latas”

5

Mundo

Decisão de Trump em tarifa de 50% ao Brasil tem influência de Bolsonaro, revela senador Veneziano Vital do Rêgo: “incitado por ele”