Mundo

Secretário-geral da ONU pede cessar-fogo ‘imediato e global’ diante do avanço do coronavírus

O português Antônio Guterrez alertou para o avanço de casos de Covid-19 em zonas de conflito e pediu para centrar os esforços no combate à doença.

Secretário-geral da ONU pede cessar-fogo 'imediato e global' diante do avanço do coronavírus

O secretário geral da ONU, António Guterres, na sede da entidade, em Nova York — Foto: — Foto:Reuters/Carlo Allegri/Arquivo

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, lançou nesta segunda-feira (23) um chamado a “um cessar-fogo imediato e global” para preservar os civis dos países em conflito diante da pandemia de coronavírus.

“A fúria do vírus revela claramente a loucura de uma guerra”, enfatizou durante um breve discurso na sede da ONU, sem citar nenhum país em particular. “É por isso que hoje estou pedindo um cessar-fogo imediato e global em todos os cantos do mundo”, declarou.

A Síria já registrou um primeiro caso de Covid-19 e contágios foram relatados em outros lugares com conflitos, como na República Democrática do Congo e no Afeganistão.

Especialistas e diplomatas acreditam que o vírus causará importantes estragos em países em conflito, que geralmente são muito pobres e têm sistemas de saúde frágeis.

“É hora de colocar o conflito armado em isolamento e nos concentrarmos na verdadeira luta de nossas vidas”, disse Guterres. “Silenciem as armas; parem as artilharias; acabem com os ataques aéreos”, pediu.

Suspender os combates será crucial para a abertura de corredores para fornecer ajuda e salvar vidas, disse ele.

“Vamos acabar com o flagelo da guerra e combater a doença que está devastando o mundo. Isso começa pelo fim dos combates em todos os lugares. Agora”, reforçou o secretário-geral.

Após o pedido de Guterres na semana passada para fornecer uma resposta global à pandemia que coloca “milhões” de vidas em risco, a ONU deve divulgar na quarta-feira um plano detalhado de ajuda humanitária global, com a criação de um fundo dedicado à luta internacional contra o vírus.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento