Destruição

Terremoto atinge as Filipinas e deixa pelo menos seis mortos e 126 feridos

Último grande terremoto que atingiu Surigao, uma região pobre que também lidava com uma insurgência comunista, foi em 1879

Terremoto atinge as Filipinas e deixa pelo menos seis mortos e 126 feridos

O terremoto de 6,7 graus ocorreu a uma profundidade de 10 km — Foto:Reuters

Um terremoto de grau 6,7 na escala Richter atingiu o sul das Filipinas nessa sexta-feira (10), deixando pelo menos seis pessoas mortas e 126 feridas. O tremor chegou a 11 cidades e arruinou prédios, estradas, pontes e uma pista do aeroporto na província de Surigao del Norte, na ilha de Mindanao, forçando centenas de pessoas a deixarem suas casas. As informações são do portal britânico “Daily Mail”.

O epicentro do terremoto foi identificado a cerca de oito quilômetros a noroeste da capital provincial de Surigao, a uma profundidade relativamente baixa — de 6 milhas —, de acordo com um representante do Instituto Filipino de Sismologia e Vulcanologia.

Posteriormente ao maior tremor, o fenômeno teve mais 100 repetições. Os centros de evacuação acomodaram residentes, e funcionários continuam a avaliar os danos em Surigao e nas cidades distantes.

“Pelo menos seis pessoas morreram depois de serem atingidas em construções e muros de concreto”, disse Gilbert Gonzales, funcionário da província de resposta a desastres.

O terremoto teve mais força em Surigao. A intensidade levou ao fechamento do aeroporto doméstico devido a fissuras profundas na pista, de acordo com autoridades. O aeroporto deve ficar fechado até o dia 10 de março para reparos.

Diversos edifícios, incluindo uma faculdade estadual, um hotel e um shopping center, foram danificados na cidade, localizada a cerca de 430 milhas a sudeste de Manila.

Surigao foi colocado sob um estado de calamidade para permitir a liberação mais rápida de fundos de emergência. No centro da cidade, as fachadas de vários edifícios apresentam rachaduras, janelas de vidro estilhaçadas e detritos sobre os carros das ruas.

O último grande terremoto que atingiu Surigao, uma região pobre que também lidava com uma insurgência comunista, foi em 1879. Outro terremoto, de magnitude 7,7, matou quase 2.000 pessoas na ilha de Luzon, no norte das Filipinas, em 1990.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

2

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

3

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

4

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

5

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos