Tremor

Terremoto atinge novamente ilha de Lombok na Indonésia

Um primeiro tremor atingiu a ilha no domingo e deixou pelo menos 319 mortos.

Terremoto atinge novamente ilha de Lombok na Indonésia

Um novo tremor atingiu a ilha de Lombok na Indonésia nesta quinta-feira — Foto:Reprodução/G1

Um terremoto de 5,9 de magnitude atingiu a ilha turística de Lombok, na Indonésia, nesta quinta-feira (9), quatro dias depois de um primeiro forte tremor deixar pelo menos 319 mortos. Ainda não há informações sobre vítimas, danos ou alertas para tsunamis na região por causa do tremor desta quinta.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra a atividade sísmica pelo mundo, indicou que o tremor teve um epicentro registrado a 10 km de profundidade e a 23 km de Mataram, capital provincial – isto é, na mesma zona do terremoto de domingo (5).

O tremor afetou edifícios que já estavam danificados, enquanto as pessoas saíam apavoradas pelas ruas, escreveu em mensagem do Twitter, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho.

As equipes de resgate ainda trabalham em busca de sobreviventes do terremoto de domingo e na recuperação dos corpos. O ministro indonésio da Segurança, Wiranto, declarou nesta quinta que o balanço de mortos subiu para 319.

Mais cedo, a Agência Nacional de Gestão de Desastres, que tinha atualizado o balanço para 168 os mortos, ressaltou que os dados oficiais avançam mais lentamente, mas são confiáveis devido ao processo de verificação com o qual trabalham.

Números informais apresentados por outras entidades já indicavam 381 mortos na quarta-feira. O representante da BNPB pediu “cautela para garantir que os dados estão corretos” e pede para a mídia utilizar os números da agência nacional.

Após o tremor de domingo, 1.467 precisaram ser hospitalizadas – mais de 200 em estado grave. Cerca 156 mil precisaram deixar suas casas. Desses, cerca de 70 mil estavam em abrigos, que enfrentam a falta de água e suprimentos básicos.

Terremoto   

O terremoto que atingiu a ilha de Lombok no fim da tarde de domingo (horário local) teve 6,9 de magnitude, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O seu epicentro foi registrado a 10,5 km de profundidade, a 2 km ao sul de Loloan, no norte da ilha.

O tremor foi seguido de um alerta de tsunami que provocou pânico entre os turistas. Ele também foi sentido em Bali, o principal destino turístico do país.

Círculo de Fogo do Pacífico     
A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas, está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. Cerca de 7 mil tremores atingem essa área por ano, em sua maioria de magnitude moderada.

A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Em 2004, um tremor de magnitude 9,1, perto da costa noroeste da ilha de Sumatra, gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã