Tragédia

Terremoto no mar Egeu é sentido na Turquia e na Grécia

Usuários de redes sociais publicaram imagens da cidade de Izmir, na Turquia, que indicam que prédios podem ter caído em consequência do terremoto.

Terremoto no mar Egeu é sentido na Turquia e na Grécia

Prédio desabou em Esmirna, na Turquia, após um terremoto no Mar Egeu. — Foto:Tuncay Dersinlioglu/Reuters

Um forte terremoto atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) e foi sentido na Turquia e na Grécia. Agências que monitoram tremores de terra registraram números diferentes. O órgão turco afirma que foi um terremoto de magnitude 6.6. O serviço dos Estados Unidos diz que foi maior, de 7.0. 

A cidade mais atingida foi Izmir, na costa da Turquia. As pessoas correram para as ruas após o terremoto. A rede de TV turca TRT Haber mostrou um prédio caindo na região central.

O ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, disse que seis prédios desabaram na cidade. O prefeito, Tunc Soyer, afirmou que foram 20 edifícios na região. Segundo os dados do órgão turco, o epicentro aconteceu a cerca de 17 quilômetros da costa da Turquia, a uma profundidade de 16 quilômetros.

Os americanos têm informações diferentes: a profundidade foi de 10 quilômetros, e o epicentro foi a 33,5 quilômetros da costa. Em Istambul, a maior cidade da Turquia, sentiu-se o tremor, mas não há relatórios de danos significativos.

As autoridades pediram aos moradores da ilha grega de Samos, de 45 mil habitantes, para que fiquem em casa. Em redes sociais, perfis publicaram vídeos de Esmirna que parecem indicar que houve queda de edifícios — há nuvem de detritos em algumas partes da cidade.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Em carta à Bolsonaro, Trump chama sistema brasileiro de injusto e diz que “julgamento precisa parar imediatamente”

2

Mundo

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica, diz Casa Branca

3

Mundo

Estados Unidos sinalizam possível adiamento de tarifa sobre produtos brasileiros

4

Mundo

VÍDEO: Clilson Júnior mostra ‘caos’ no trânsito de João Pessoa e alerta “em cinco anos ninguém vai conseguir trafegar”

5

Mundo

Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos Estados Unidos