
Imagem ilustrativa. (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O tempo começou a contar para o TikTok encontrar um novo proprietário. O presidente Joe Biden assinou na quarta-feira (24) uma legislação que proibiria o TikTok nos EUA, a menos que sua controladora chinesa, ByteDance, vendesse o aplicativo.
O TikTok planeja contestar a lei na Justiça, mas se falhar, a empresa terá que encontrar um comprador, e rápido.
Isto levanta a questão de quem o governo dos EUA poderá ver como um novo proprietário adequado de uma plataforma de redes sociais com 170 milhões de usuários no país e um desafio crescente para gigantes legados das redes sociais, como a Meta, controladora do Facebook.
A perspectiva de uma venda do TikTok pode levar a um potencial frenesi, atraindo todos, desde empresas de tecnologia a retalhistas, empresas de private equity e banqueiros de investimento.
E uma dor de cabeça adicional para qualquer comprador potencial: o Ministério do Comércio da China disse anteriormente que “se oporia firmemente” a qualquer venda forçada do TikTok.
Ainda não há consenso aparente sobre um licitante favorito. Mas alguns candidatos parecem mais prováveis do que outros, dizem especialistas jurídicos e analistas de negócios.