18 quilates

Vaso sanitário de ouro maciço é roubado de exposição de arte na Inglaterra

Obra do italiano Maurizio Cattelan, objeto que mantinha sua função original foi arrancado de sala no Palácio de Blenheim: assalto causou danos e inundações.

Vaso sanitário de ouro maciço é roubado de exposição de arte na Inglaterra

A obra "America", uma privada feita em ouro 18 quilates, roubada de uma exposição na Inglaterra — Foto:Reprodução

Ladrões roubaram um vaso sanitário inteiramente produzido em ouro 18 quilates que fazia parte de uma exposição de arte no Palácio de Blenheim , em Oxfordshire, na Inglaterra, durante a madrugada deste sábado. Obra do artista italiano Maurizio Cattelan, o objeto intitulado “America” mantinha sua função original — no local, inclusive, os visitantes eram convidados a usá-la como peça de banheiro.

Segundo relatos da polícia à imprensa, o assalto causou danos e alagamentos graves ao lugar, já que a privada estava ligada ao encanamento do palácio. Anteriormente exposta no Museu Guggenheim, em Nova York, a obra ganhou fama em 2018, quando o presidente Donald Trump solicitou à instituição uma pintura de Van Gogh para decorar a Casa Branca. Em resposta, a diretora do museu não só negou o pedido como ofereceu, no lugar de um quadro do artista holandês, o tal vaso sanitário em ouro maciço.

A obra 

Nesta manhã, o Palácio de Blenheim permanece fechado ao público. Incluído na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, o local foi o berço do líder britânico Winston Churchill (1874-1965). Normalmente, os jardins e as instalações principais, datados do século XVIII, são abertos para a visitação. Um homem de 66 anos foi preso, suspeito de envolvimento no crime.

— Os criminosos invadiram o palácio durante a noite e deixaram o local às 4h50. Ninguém ficou ferido durante o roubo — afirmou o porta-voz da polícia local, o inspetor Jesse Milne. — Mas houve prejuízos significativos, porque a privada estava presa ao cano do edifício. Acreditamos que o grupo de criminosos usou pelo menos dois veículos durante o assalto.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

2

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

3

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

4

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

5

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência