Ilhas Canárias

Veterinários usam drones para dar comida para cães cercados pela lava em La Palma

Vários cães que ficaram ilhados pela lava do vulcão na ilha espanhola de La Palma têm sido alimentados por drones, que levam ração e água aos animais cercados na região montanhosa de Todoque.

Eles estão em um pátio murado coberto de cinzas e abrem os pacotes com os dentes e as patas, mostram imagens feitas pelos próprios drones (veja no vídeo acima).

Em nota, o Conselho de La Palma agradeceu às duas empresas locais que estão alimentado os cães nos últimos cinco dias e vão manter a missão enquanto as condições meteorológicas e de segurança permitirem.

Segundo a agência de notícias Reuters, as empresas têm sido assessoradas por médicos veterinários que escolhem a alimentação e decidem as porções adequadas à situação.

O conselho da ilha disse que os cães não podem ser resgatados no momento porque os helicópteros não podem voar na área, devido ao ar quente que emana da lava e das cinzas vulcânicas, que podem danificar os rotores.

Abrigo para cães

Em outro lugar de La Palma, uma das Ilhas Canárias, um grupo montou um abrigo improvisado em um playground de uma escola para realojar centenas de animais de estimação que ficaram desabrigados quando seus donos fugiram do vulcão.

La Palma faz parte das Ilhas Canárias, um arquipélago da Espanha no Oceano Atlântico que fica a noroeste da África e cuja economia depende do cultivo da banana-da-terra das Canárias e do turismo.

O Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de setembro e não há perspectiva para que os fluxos de rocha parem de jorrar do vulcão.

A lava derretida já destruiu quase 600 hectares de terra e cerca de 1,2 mil edificações e obrigou a evacuação de milhares de habitantes da ilha, que tem cerca de 85 mil habitantes.