Mundo

Voo de Nancy Pelosi pousa em Taiwan, e China fala de ‘infração severa’ à sua soberania e anuncia ações militares

Pequim ameaça Estados Unidos com represálias e disse ter sobrevoado a ilha com aviões de guerra. Itinerário do voo não havia sido confirmado até o pouso.

Voo de Nancy Pelosi pousa em Taiwan, e China fala de 'infração severa' à sua soberania e anuncia ações militares

​A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, desembarcou nesta terça (2) em Taiwan. — Foto:Taiwan Ministry of Foreign Affairs via AP

Em uma visita não divulgada e sob ameaças da China, o avião da Força Aérea dos Estados Unidos transportando a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou na manhã desta terça-feira (2) a Taiwan.

A aeronave pousou agora há pouco no aeroporto de Taipei. Por conta da visita, o governo chinês disse que aviões de guerra de Pequim sobrevoaram a linha que divide o Estreito de Taiwan – o que Taipei negou – e monitoraram o trajeto do voo, que saiu da Malásia, a primeira visita de Pelosi na viagem que faz à Ásia.

“A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso independente dos EUA em apoiar a democracia vibrante de Taiwan”, disse Pelosi após pousar na ilha. “Nossa solidariedade com os 23 milhões de moradores de Taiwan é mais importante do que nunca, em um momento no qual o mundo encara uma escolha entre a autocracia e a democracia”.

Com a visita, Pelosi se tornou a primeira representante do alto escalão do governo norte-americano a visitar Taiwan desde 1997, quando Newt Gingrich foi à ilha.

Desde a semana passada, o governo chinês vem fazendo ameaças aos Estados Unidos caso a presidente da Câmara fosse à Taiwan, que Pequim considera parte de seu território e, portanto, entende a visita como uma provocação.

Em resposta à visita, o Ministério da Defesa chinês disse que colocou suas Forças Armadas em alerta e que lançará “operações militares com alvos específicos”.

Em comunicado após a visita, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse que a vista de Pelosi é “uma violação severa do princípio de Uma Só China, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da ‘independência de Taiwan'”.

A pasta afirmou ainda que a visita terá um “impacto severo na base política das relações China-EUA.

O Ministério da Defesa de Taiwan negou que aviões de guerra chineses tenham sobrevoado o Estreito de Taiwan. A pasta alegou que monitorou todas as atividades aéreas próximas à ilha e que, no caso de um sobrevoo por parte da China, teria reagido enviando também aviões contra as “forças inimigas”.

Pelosi chegou a Taiwan por volta das 22h30 no horário local (11h30 de Brasília). Na manhã de quarta-feira (3), ela se reunirá com o governo da ilha e visitará o Parlamento local.

Dúvida sobre voo de Pelosi

Reprodução do site Flight Radar 24 mostra itinerário de avião do governo dos Estados Unidos, circulando o mar da China e indo na direção de Taiwan, em 2 de agosto de 2022. — Foto: Reprodução

O avião do governo norte-americano saiu da Malásia, a primeira parada de Pelosi em uma viagem à Ásia nesta semana. O voo, no entanto, não apresentava destino final. Ao se aproximar de Taiwan, o site Flight Radar atualizou que o local de pouso da aeronave é o aeroporto de Taipei.

O site também mostrou um roteiro do voo incomum para o trajeto entre a origem e o destino. A aeronave fez uma grande curva contornando o mar da China.

Até o avião pousar, o governo dos Estados Unidos não havia se pronunciado sobre se Pelosi iria a Taiwan.

Pelosi x Pequim

Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, fala durante uma coletiva de imprensa no Capitólio em Washington nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2020 — Foto: J. Scott Applewhite/AP

A visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos reflete o histórico de Nancy Pelosi de confronto com a China. Há 30 anos, Pelosi apareceu de surpresa na Praça da Paz Celestial com cartazes em homenagem aos dissidentes do governo chinês mortos no protesto que marcou o local em 1989.

Desde então, ela tem sido uma forte crítica de Pequim, principalmente com temas relacionados aos direitos humanos.

Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, desce do avião em Taiwan — Foto: AP

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano