Veja vídeo

Vulcão acaba com praia de ‘onda perfeita’ para surfistas em La Palma

LA PALMA — A erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, não apenas destruiu quase mil casas e se estendeu por mais de 350 hectares, como também arrasou uma praia famosa por sua “onda perfeita” para surfistas em La Palma. Conhecida pelo relevo acidentado e suas pedras vulcânicas, Los Guirres está coberta por uma massa de magma quente de aproximadamente 500 metros de largura e 700 metros de comprimento.

À medida que avançam os mais de 80 mil metros cúbicos de lava expelidos, se espalhando pelo mar, a paisagem outrora coroada por suas altas falésias se torna irreconhecível aos olhos de seus frequentadores. O local já foi palco inclusive de campeonatos das Canárias, que atraíam boa parte da população.

— Era uma onda mágica, mágica de verdade. Nem mesmo o vento a alterava. Era protegida pelas falésias, que a abrigavam. Era a praia perfeita para todo tipo de surfista, porque era rasa. Por isso a lava está se depositando tão rápido nela — disse o presidente da federação de surfe das Canária, Ángel Lobo, ao jornal El Mundo. — Fizemos cinco campeonatos das Canárias lá que foram ótimos. Vinha muita gente da área, montavam barracas de comida, tinha grupos jogando. Muitas vezes só os competidores e suas famílias vêm para os nossos campeonatos. Mas lá vem cidade toda. Bem, eles vinham.

Ao contrário de outras praias famosas, como a de Nazaret, em Portugal, a de Los Guirres era considerada ideal a todos os surfistas. Em dias normais, não costumava receber muita gente. Não à toa, era adjetivada de “cristalina” pelos habitantes de La Palma. Agora, a água tem nova cor.

Segundo o último balanço, a lava já destruiu 880 residências e afetou outras 105, que ainda podem soçobrar. Entre elas, está a “casa esperança”, que havia ficado intacta apesar de rodeada por uma paisagem devastada. Na última quarta-feira, o casal proprietário comunicou que a construção desmoronou. Mais de 6 mil pessoas já tiveram que ser evacuadas.

Em meio a esse cenário, o ministro do Turismo e Desportos, Raúl Camacho, lançou uma campanha para incentivar viagens à ilha assolada pela erupção. Em mensagem divulgada nas redes sociais, ele afirma que uma das formas de ajudar a comunidade é “viajar e consumir” no local.

O apelo foi feito horas depois de a associação turística da ilha comunicar um panorama crítico de cancelamentos em massa e uma taxa de ocupação da rede hoteleira em torno de apenas 15%.

‘Pirâmide’ de fumaça

A lava expelida chegou ao mar na noite desta terça-feira e formou uma “pirâmide” de cerca de 50 metros. Desde então, o magma ganhou uma área de quase 20 hectares (200 mil metros quadrados) no Oceano Atlântico. Segundo o Copernicus, programa europeu de observação da Terra, a ilha cresceu em 338 hectares de superfície.

As autoridades pediram que os moradores evitem sair de suas casas e se aproximar da coluna de fumaça. Por conta da liberação de gases tóxicos, também foi recomendado o uso de máscaras e óculos para evitar inalação e o contato com os olhos.

O vulcão entrou em atividade no domingo retrasado, o que não acontecia desde 1971. De acordo com o Involcan, a erupção do Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias. A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.