Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Mundo

Editoria sobre Mundo ir para editoria →

Veja vídeo

'Vulcão de lama' causou explosão no Mar Cáspio, diz estatal

O incêndio ocorreu na costa do Azerbaijão, ao sul da capital Baku, onde uma coluna de fogo foi vista a quilômetros de distância.

Por

BAKU, AZERBAIJÃO - Uma forte explosão perto de uma plataforma de petróleo no Mar Cáspio, na noite deste domingo, foi causada pela erupção de um vulcão de lama, segundo autoridades. O incêndio ocorreu na costa do Azerbaijão, ao sul da capital Baku, onde uma coluna de fogo foi vista a quilômetros de distância.

A hipótese inicial era de que a explosão teria acontecido em uma plataforma de petróleo na região, mas a informação foi negada pela Companhia de Petróleo Estatal da República do Azerbaijão (Socar), que viu no incêndio relação com um "vulcão de lama". De acordo com a estatal, nenhuma de suas plataformas fora danificada.

O porta-voz da Socar, Ibrahim Ahmadov, disse à agência de notícias APA que a explosão ocorreu a cerca de 10 km do campo de gás Umid, que fica a 75 km da costa de Baku. A região, no mar Cáspio, tem alta concentração de vulcões que expelem lama e gases inflamáveis.

Um navio com especialistas foi enviado ao local para investigar o episódio. Segundo estudiosos, a explosão pode estar atrelada a um vulcão chamado Makarov Bank, que explodiu em 1958, liberando uma coluna de chamas de mais de 500 metros de altura e 150 metros de largura.

A explosão neste domingo ocorre apenas três dias depois que um incêndio foi reportado na superfície do oceano no Golfo do México. O fogo só foi controlado após mais de cinco horas. O caso foi apelidado de "olho de fogo" nas redes sociais em razão de seu formato. O incidente teria sido causado por um vazamento de gás de um oleoduto subaquático.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Sob pressão da UE, região da Polônia anula status de 'zona sem ideologia LGBTQIA+'

Ilhas Canárias: Pesquisadores alertaram em janeiro para possível erupção de vulcão em La Palma

Astronauta registra erupção nas Ilhas Canárias do espaço

Lava de vulcão das Canárias perde velocidade mas mantém capacidade de destruição