
O presidente russo, Vladimir Putin, conversa sobre guerra com jornalistas durante a reunião de cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia — Foto: Alexandr Kryazhev/BRICS-RUSSIA2024/Reuters
O presidente russo, Vladimir Putin, disse em uma reunião televisionada de altos funcionários do governo russo no sábado (16) que sua visita ao Alasca foi “oportuna e extremamente útil”. Putin também afirmou às autoridades que a Rússia respeita a posição dos Estados Unidos sobre o conflito na Ucrânia, que, segundo ele, Moscou busca encerrar pacificamente.
Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciaram neste sábado (16) que vão se reunir na Casa Branca na segunda-feira (18). O presidente ucraniano ainda afirmou apoiar a proposta do presidente americano, Donald Trump, para uma reunião trilateral entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos.
“A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas no nível de líderes, e um formato trilateral é adequado para isso”, disse. “É importante que os europeus estejam envolvidos em todas as etapas para garantir garantias de segurança confiáveis, juntamente com os Estados Unidos”, acrescentou.
CNN
