A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), em parceria com o Sebrae Paraíba e a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), vai promover o II Seminário de Transformação Digital na Educação e na Ciência e Tecnologia, que este ano terá o seguinte tema: “Paraíba: minha terra conectada com os saberes do mundo”. O evento acontecerá de forma híbrida nos dias 31 de maio e 1º de junho.
As inscrições são gratuitas e destinadas a alunos, professores e demais profissionais da Rede Estadual de Ensino. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 31 de maio, por meio do site: https://cutt.ly/iHSHlOr. O evento acontecerá de forma presencial para 600 pessoas, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, e também em formato remoto, sendo transmitido tanto pelo canal no YouTube da SEECT-PB, como pela TV Paraíba Educa.
Tema – Nas últimas décadas, as tecnologias digitais têm sido incorporadas nos mais diferentes âmbitos, auxiliando e aperfeiçoando distintas tarefas humanas. Como parte disto, a transformação digital tornou-se o centro norteador do processo de planejamentos estratégicos e o ponto de partida para todos aqueles que, efetivamente, pretendem viver e conviver sob os paradigmas do Século XXI. Neste contexto, com o intuito de estimular a comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino da Paraíba em torno das discussões contemporâneas, compreendendo a transformação digital a partir da educação, ciência e tecnologia, a SEECT-PB vai realizar o II Seminário Transformação Digital na Educação e na Ciência e Tecnologia: práticas inovadoras e criativas.
Neste ano, a SEECT-PB optou por reconhecer a importância de conectar os conhecimentos locais com as experiências do mundo, como forma de globalizar os saberes regionais e integrá-los com práticas globais. Para tanto, a programação trará diversas palestras, mesas redondas e discussões com autoridades intelectuais em diversos assuntos. Além disso, durante o evento, a SEECT-PB irá divulgar ações e programas que serão desenvolvidos pela pasta.
Palestrantes – O seminário contará com estandes de ações e programas que são desenvolvidos na Rede Estadual de Ensino, mesas redondas e lançamento de programas. Ainda terá a participação de palestrantes e autoridades intelectuais de âmbito nacional. No primeiro dia de evento, a cientista da computação Nina da Hora fará uma apresentação sobre a temática do evento. Já no segundo dia do Seminário, o psicólogo e professor Rossandro Klinjey fará uma palestra de encerramento.
PROGRAMAÇÃO:
HACKATHON – Maratona de Inovação para os Professores da Rede Estadual de Ensino
Mediação: SEBRAE
Público: Docentes da Rede Estadual de Ensino
Vagas: 300 vagas
Horário: 31/05 -14h às 18h e 01/06 – 08h às 12h
Tema: Educação, Tecnologia e Mundo do Trabalho
Xadrez sem Complicação – Competição de Xadrez para os alunos da Rede Estadual de Ensino
Horário: 31/05 -14h às 16h e 01/06 – 10 h às 12h
Público: Estudantes da Rede Estadual de Ensino
Mediação: Klebber Mauss Dias
Vagas: 40 vagas
PDTALKS e PALESTRA:
PDTalks: DIÁLOGOS PARA ALÉM DOS ALGORITMOS: TECNOLOGIAS E JUVENTUDES
Palestrante: Nina da Hora – Cientista da Computação em construção pela PUCRio
Local: Teatro Paulo Pontes
Data: 31/05/2022
Horário: 11h
PALESTRA: JOVENS, EDUCAÇÃO E QUESTÕES ATUAIS DA SOCIEDADE: COMO LIDAR COM A NOVA REALIDADE DA EDUCAÇÃO?
Palestrante: Rossandro Klinjey
Local: Teatro Paulo Pontes
Data: 01/06/2022
Horário: 16h
OFICINAS PRESENCIAIS:
DURAÇÃO 3 HORAS CADA
Dia – 31/05/2022 – 14h as 17h
1 – Oficina: Educação Positiva
Ministrante: Maíra Cordeiro dos Santos
Público-alvo: Professores
Resumo: Teoria e prática sobre como desenvolver bem-estar e felicidade na escola para professores e estudantes.
Vagas: 80
Local: Sala 01
2 – Oficina: A ciência dos heróis: desvendando a natureza dos super poderes
Ministrante: Francisco Robson Carvalho de Oliveira
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Compreender desde conceitos básicos que perpassam diversas áreas da ciência até fenômenos complexos de natureza biológica ou física a partir da análise científica das habilidades de alguns personagens fictícios de histórias em quadrinhos ou filmes de super-heróis.
Vagas: 80
Local: sala 02
3 – Oficina: Realidade Aumentada e Realidade Virtual na Educação
Ministrantes: Kaline Serrão e Tarcyzio José
Público-alvo: Professores
Resumo: Momento de experimentação e debates sobre como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto real e os avanços tecnológicos. Bem como, auxiliar no desenvolvimento de estratégias para maior engajamento dos estudantes.
Vagas: 80
Local: Sala 03
4 – Oficina: Tema: tenho uma ideia, e agora?
Ministrante: Thiago Silveira, Rinaldo Filho e Mila Godoy
Público-alvo: Estudantes da Rede Estadual de Ensino participantes do Programa Ouse Criar: Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.
Resumo: Estruturação do Modelo de Negócios a partir do uso de ferramentas que auxiliam na execução da ideia.
Vagas: 80
Local: sala 04
Dia – 01/06/2022 – 09h as 12h
1 – Oficina: Augusto ao gosto do freguês
Ministrantes: Josemar Medeiros da Silva e Thiago da Fonseca Vieira
Público-alvo: Professores
Resumo: A oficina se dispõe a apresentar sugestões pedagógicas para a abordagem de Augusto dos Anjos no contexto escolar.
Vagas: 80
Local: Sala 1
2 – Oficina: Lettering: do manual ao digital
Ministrante: Naiana Araújo Correia
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Neste curso iremos criar ilustrações pessoais através de uma técnica que consiste em gerar ideias a partir da conexão entre as coisas que acontecem na realidade e nos sonhos.
Vagas: 80
Local: sala 02
3 – Oficina: INglês e Espanhol descomplicado!
Ministrante: Gilson Franca e Dayanna Lins
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Teoria e prática sobre como desenvolver as línguas estrangeiras de forma simples e descomplicada
Vagas: 80
Local: sala 03
4 – Oficina: Eu e Você conectados pelo mundo
Ministrante: Ketlen Oliveira Estevam da Silva
Público-alvo: Professores
Resumo: O objetivo do curso é alinhar estratégias e o uso de ferramentas digitais e plataformas disponibilizadas pela Rede Estadual, a partir das várias conexões, interações e influências do fenômeno linguístico Estrangeirismos no contexto brasileiro e internacional.
Vagas: 80
Local: Sala 04
OFICINAS ON-LINE
DURAÇÃO 3 HORAS CADA – 80 VAGAS POR OFICINA
Dia – 31/05/2022 – 14h as 17h
1 – Oficina: Criative-se e Realize
Ministrante: Luiz Cordeiro de Lima Neto
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Pretende-se incentivar que os cursistas se tornem protagonistas de suas escolhas, por isso o curso Criative-se e Realize é interligada diretamente aos seus projetos de vida, e estimular a criatividade e a busca de soluções para a transformação de suas vidas, das pessoas ao seu redor, da comunidade, do planeta, de modo que trará ao debate os objetivos de desenvolvimento sustentável.
2 – Oficina: Desenvolvimento Web: CRIE SITES DO ZERO
Ministrante: Gilvonaldo Alves da Silva Cavalcanti
Público-alvo: Estudantes e Professores
Resumo: Desenvolver projetos reais na prática, exercitando assim habilidades de lógica de programação e matemática. Incrementando tais habilidades e despertando para uma nova carreira.
3 – Oficina: Educação Fiscal, protagonismo e cidadania: da escola às redes sociais
Ministrante: Fernanda Beatryz Rolim Tavares
Público-alvo: Estudantes e Professores
Resumo: Formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos, possibilitando assim perceber a importância da aplicação dos recursos públicos e de seu acompanhamento, motivando-os assim para o exercício da cidadania plena.
4 – Oficina: Fato ou fake? O poder da veracidade jornalística
Ministrante: Madson Bruno Soares Estevam
Público-alvo: Estudantes e Professores
Resumo: Proporcionar aos cursistas os conhecimentos e vivências sobre a ciência do jornalismo, atentando para a comprovação dos fatos diante de tantas informações presentes em nossa sociedade globalizada.
5 – Oficina: Funções Via GeoGebra
Ministrante: Hector Alan dos Santos Pereira
Público-alvo: Professores
Resumo: Aprender os comportamentos de funções tais como gráficos e aplicações com o auxílio da ferramenta GEOGEBRA
6 – Oficina: Quer um STEEM Club na sua escola? Comece por aqui!
Ministrante: British Council e Baluarte Cultura
Público-alvo: Professores e equipe de Gestão Escolar
Resumo: STEM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Considerando o significado do mesmo e a necessidade de disseminar o conhecimento STEM, o British Council e o King’s College London. Como trazer o Steam nas aulas e suas aplicabilidades.
7 – Oficina: Global Tour – Nunca pare de sonhar
Ministrante: Felipe Venceslau Silva Almeida
Público-alvo: Professores e equipe de Gestão Escolar
Resumo: Identificar através da língua inglesa, aspectos da realidade do mundo globalizado constantemente interligado, como também as várias culturas existentes nos mais diversos países do mundo, ampliando o repertório dos cursistas.
8 – Oficina: O Sketchup como ferramenta de elaboração de maquetes virtuais
Ministrante: Raissa Silva Rodrigues
Público-alvo: Estudantes e Professores
Resumo: O objetivo do curso é de proporcionar conhecimentos acerca da maquete eletrônica, utilizando como softwares o Sketchup + Enscape 3.0 no desenvolvimento de projetos de Design.
9 – STEAM CONECTADO AO MAKER
Ministrante: Bruno Killiam e Hudison Ferreira
Público-alvo: Professores
Resumo: A educação MAKER não requer prioritariamente o uso de altas tecnologias, ela se preocupa com o processo, a imaginação, incentiva o “aprender fazendo” e se inspira em métodos educacionais como o construtivismo, focado na construção de um estudante autônomo, protagonista, ativo e comprometido com a sua formação intelectual.
Dia – 01/06/2022 – 09h as 12h – 80 VAGAS POR OFICINA
1 – Oficina: O corpo que se move na cultura corporal do movimento
Ministrante: José Ânderson Ferreira da Silva
Público-alvo: Estudantes e Professores
Resumo: O objetivo do curso é de proporcionar conhecimentos acerca da maquete eletrônica, utilizando como softwares o Sketchup + Enscape 3.0 no desenvolvimento de projetos de Design.
2 – Oficina: Os mistérios de Hogwarts na luta contra o autoritarismo e os defensores do sangue puro.
Ministrante: Herika Alves Farias Dantas
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Enriquecimento do seu nível de leitura e propiciar o uso das suas habilidades artísticas atreladas aos seus conhecimentos históricos
3 – Oficina: Paraíba, mulher forte sim senhor!
Ministrante: Julio Kennedy Pereira de Souza
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Promover um estudo reflexivo e dinâmico, a fim de instigar a reflexão e o respeito sobre as relações de gênero nos múltiplos espaços de comportamento e relacionamento social.
4 – Oficina: Planejando Meu Futuro Financeiro
Ministrante: Gilberto Batista dos Santos
Público-alvo: Estudantes
Resumo: A diferença entre liberdade financeira e independência financeira, entre renda fixa, variada, onde alocar dinheiro para cada tipo de meta, além de saber diferenciar ofertas de Bancos de Corretoras de valores, conseguindo fazer um planejamento para, no mínimo, próximos 10 anos.
5 – Oficina: Tornando-se um atendente de luxo
Ministrante: Jéssica Pessoa de Pelo
Público-alvo: Estudantes
Resumo: Desenvolver atitude de autoconfiança e naturalidade nas diversas situações da vida social ou profissional; Compreender a importância e a centralidade da comunicação na sociedade contemporânea
6 – Oficina: Upcycling de resíduos em objetos de decoração
Ministrante: Manuella Vívian Meira Prado de Brito
Público-alvo: Professores
Resumo: O objetivo do curso é proporcionar ao cursista conhecimentos acerca de processos e materiais sustentáveis para a indústria do Design aplicando a teoria dos 5Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) e demais conceitos do desenvolvimento sustentável.
7 – Oficina: Vá ‘cidanar’: Assuma o seu papel de cidadão
Ministrante: Carlos Eduardo Pereira Ruffo
Público-alvo: Professores
Resumo: Assuma o seu papel de cidadão!, oferecer uma formação cidadã, capaz de transformá-lo em um agente ativo, autônomo e empreendedor em sua comunidade, através da contextualização do conteúdo aprendido.
8. STEAM CONECTADO AO MAKER
Ministrante: Bruno Killiam e Hudison Ferreira
Público-alvo: estudantes
Resumo: A educação MAKER não requer prioritariamente o uso de altas tecnologias, ela se preocupa com o processo, a imaginação, incentiva o “aprender fazendo” e se inspira em métodos educacionais como o construtivismo, focado na construção de um estudante autônomo, protagonista, ativo e comprometido com a sua formação intelectual.
CURSO:
Curso: Competências Empreendedoras Integradas à BNCC para Educadores
Ministrante: faculdade Sebrae
Público-alvo: Professores
Resumo: O curso tem como objetivo auxiliar empreendedores a promoverem a visão empreendedora nas aulas, a partir das competências empreendedoras e a integração com a Base Nacional Curricular (BNCC).
Uma parceria do Sebrae Paraíba com o SEECT.
Para mais Informações: