Aumento de 2cm

Açude de Boqueirão atinge 40 milhões de m³, diz Aesa

A boa recarga ocorreu por causa das chuvas registradas em cidades do Cariri nos últimos dias, unida a vazão que chega das águas da transposição do Rio São Francisco

Açude de Boqueirão atinge 40 milhões de m³, diz Aesa

O açude tem capacidade para armazenar até 441,686 milhões de m³ de água — Foto:Reprodução/assessoria

Depois de receber uma recarga que aumentou mais 2 centímetros no nível da água, o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, atingiu a marca de 40 milhões de metros cúbicos de água, na manhã desta quarta-feira (10). A informação foi confirmada pela Agência Executivas de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

A boa recarga ocorreu por causa das chuvas registradas em cidades do Cariri nos últimos dias, unida a vazão que chega das águas da transposição do Rio São Francisco, através do Rio Paraíba. O aumento de 2 cm ocorreu em 24 horas, entre a manhã desta terça-feira (9) e a manhã desta quarta-feira e foi registrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Entre a manhã da segunda-feira (8) e a terça-feira o açude já havia recebido uma recarda de 3 cm.

Segundo o Dncos, na atual condição do açude, 2 cm na lâmina d’água representa uma diferença de cerca de 150 mil metros cúbicos de água. Conforme os dados da Aesa, nesta quarta-feira o açude de Boqueirão está com 40 milhões de m³ de água, o que representa 9,7% do volume total.

O açude tem capacidade para armazenar até 441,686 milhões de m³ de água. Boqueirão é usado para abastecer a população de Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste paraibano, atendendo a cerca de 1 milhão de pessoas.

Susto com redução – No último fim de semana, o açude de Boqueirão havia sofrido uma perda de 2 cm no nível de água, deixando de armazenar cerca de 150 m³ de água. Segundo a Aesa, isso ocorreu por causa da redução da vazão de água que chega da transposição do Rio São Francisco, depois de ser necessário fazer uma manutenção na obra. Esta foi a primeira vez que o açude perdeu volume desde que começou a receber a águas do “Velho Chico” em 18 de abril de 2016.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas