Clima

Meteorologista da AESA explica excesso de chuva em João Pessoa e alerta aos moradores sobre os riscos

Segundo AESA, apenas a região metropolitana de João Pessoa registrou mais de 170 milímetros de chuva nas últimas 12 horas.

Meteorologista da AESA explica excesso de chuva em João Pessoa e alerta aos moradores sobre os riscos

Chuvas nos bairros do Portal do Sol e Jardim Cidade Universitária.foto: Mônica Melo/acervo pessoal)

A meteorologista da AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba), Marle Bandeira explicou os motivos que levaram a ocorrência de chuva em excesso na cidade de João Pessoa nas últimas horas e alertou aos moradores de toda a região metropolita sobre os riscos.

Apenas a região metropolitana de João Pessoa registrou mais de 170 milímetros de chuva nas últimas 12 horas, segundo o dado do Centro Nacional de Monitoramento. As chuvas começaram ainda na noite de ontem da capital e devem continuar intensas e poderão chegar a 200 milímetros.

“Essas chuvas foram associadas a um  sistema denominado ondas de leste, que são movimentos ondulatórios de leste, que são aglomerados de nuvens que  se formam próximo a costa da África, se deslocando até a costa do Nordeste”, detalhou.

Ondas de Leste

Ondas de Leste, também conhecidas como Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs), são fenômenos meteorológicos que ocorrem na região tropical, caracterizados por perturbações nos ventos alísios que se deslocam de leste para oeste.
Chuvas em João Pessoa. Imagem ilustrativa. (foto: Joaquim Neto/acervo pessoal)
Chuvas em João Pessoa. Imagem ilustrativa. (foto: Joaquim Neto/acervo pessoal)

Essas ondas são responsáveis por chuvas intensas e volumosas na costa leste do Nordeste do Brasil, especialmente na Zona da Mata, podendo causar alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos.

A intensidade das chuvas pode levar a alagamentos, deslizamentos de terra, transbordamentos de rios e córregos, além de afetar a navegação marítima e a aviação.

Aesa

A AESA foi criada pela Lei n° 7.779, de 07/07/2005, sob a forma jurídica de uma Autarquia, com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia – SERHMACT.

Conforme o Art. 3° da lei acima citada, “São objetivos da AESA, o gerenciamento dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais de domínio do Estado da Paraíba. Também de águas originárias de bacias hidrográficas localizadas em outros Estados que lhe sejam transferidas através de obras implantadas pelo Governo Federal e, por delegação, na forma da Lei, de águas de domínio da União que ocorrem em território do Estado da Paraíba.”

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Espingarda e porções de maconha são apreendidas do bairro Gervásio Maia

2

Paraíba

Vacinação contra bronquiolite começa a ser aplicada em gestantes de João Pessoa; confira locais

3

Paraíba

Servidores da Saúde cobram salários atrasados a Bruno Cunha Lima :”trata o servidor como inimigo”

4

Paraíba

Homem é morto a tiros e esposa grávida é baleada de raspão em Santa Rita

5

Paraíba

Suspeito de liderar esquema de agiotagem com dinheiro de benefícios é preso em pombal