Uma manisfestação pela má qualidade dos serviços prestados pela empresa de telefonia Oi deve reunir dezenas de pessoas em frente ao prédio da prestadora, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, na manhã desta sexta-feira (19). O objetivo da manifestação é buscar o ressarcimento de prejuízos assumidos por empresários e pessoas físicas que se consideram lesadas pela empresa de telecomunicações em João Pessoa/PB. Desde as 10h, clientes insatisfeitos com a prestação de serviços da empresa se aglomeram em frente ao prédio da Oi. Panfletos com a frase "OI, CANSEI DE SER ENGANADO!" também estão sendo distribuídos para os pedestres e motoristas que passam pelo local.
Segundo os organizadores do evento, vários clientes estão enfrentando um “verdadeiro inferno” na utilização dos planos empresariais que, conforme a associação, seriam, em boa parte dos casos, descumpridos.
Em contato com a redação do ClickPB, a associação revelou que um dos empreendimentos prejudicados seria a Oncoclínica, que estaria com a inauguração de uma nova estrutura atrasada há cerca de três meses pelo fato de a empresa não ter solucionado o seu problema de telecomunicações. Além disso, matéria publicada pelo ClickPB confirmou junto ao PROCON/JP que a Oi lidera o ranking de reclamações em telefonia móvel no município. A mesma situação se repete em todo estado.
Segundo os empresários que se sentem prejudicados pela Oi, a empresa já chegou a ter 1,4 mil funcionários na Paraíba, reduzindo este número para apenas 123 em 2010. O mais grave é que em João Pessoa apenas 22 pessoas seriam supostamente responsáveis por todo o funcionamento da empresa. “Só este dado já comprova a falta de estrutura disponibilizada para o cliente”, afirma nota da associação.
Outro problema enfrentado pelos clientes seria o fato de que a venda de planos empresariais é feita por apenas uma empresa, a Fácil Telecom RN/PB. Em sua página na internet a fácil se apresenta como: “Empresa reconhecida no mercado de prestação de serviço em Telecomunicações, credenciada a OI mais de 2 anos, e vem marcando presença no segmento Telecom nos Estados do RN e da PB”.
O outro lado
O ClickPB ouviu o gerente de Relações Institucionais, Frederico Siqueira, que afirmou jamais ter sido procurado por qualquer representante da Associação de vítimas da Oi. Segundo o executivo, a empresa está em um ótimo momento na Paraíba e em todo Brasil, não existindo qualquer motivo para o protesto.
“Do ponto de vista da saúde da empresa posso garantir que estamos passando por um momento excelente, assim como nos serviços prestados aos clientes. Não tenho estes dados sobre o número de pessoas que trabalham hoje conosco, mas estamos chegando em mais 26 município este ano e até o fim de 2010 todas as cidades da Paraíba poderão contar com internet de banda larga”, rebateu.
Frederico disse ainda que a Oi opera em quase 50% do mercado de telecomunicações no estado, fato que atestaria a satisfação dos clientes.