Nesta quarta-feira

Água do mar entre João Pessoa e Cabedelo volta a ficar escura após lançamento de esgoto

Praias ficam com água escura nesta quarta-feira (21).

Água do mar entre João Pessoa e Cabedelo volta a ficar escura após lançamento de esgoto

Cor da água escura contrasta com a água com o resto do mar. — Foto:Divulgação

O trecho do mar entre a praia do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, no município de Cabedelo, na Região Metropolitana, voltou a ficar com manchas escuras, nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes. 

Informações recebidas pelo ClickPB é de que houve a liberação de um esgoto na área onde há um maceió – trecho limite entre as duas cidades paraibanas – o que teria ocasionado a coloração escura na água. 

Além disso da cor ficar diferente, outra reclamação dos moradores da área é o mau cheio do esgoto lançado no local. A reportagem do portal procurou os órgãos municipais e estadual, mas as ligações ainda não foram atendidas. Apenas a secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa encaminhou nota ao portal ClickPB.

Nota da Secretaria Municipal de João Pessoa:

A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa esclarece que a água escura no maceió que fica na divisa entre a praia do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo, é proveniente de um represamento. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo dos Santos, equipes da Prefeitura estiveram no local e constataram que houve o carreamento de galhos, restos de folhas e material de área de mangue, como a matéria orgânica. 

Por isso, observa-se essa coloração escura, típica de ambientes fluviomarinhos – com água do mar e do rio simultaneamente. Jocélio destacou que é normal nesse período de chuva e de marés altas, o carreamento de águas provenientes de ambientes de manguezais e que é possível que tenha elementos poluentes, mas eles não são os materiais predominantes. Apesar do cheiro de matéria orgânica, a Semam tem conhecimento do que ocorreu e esclarece que a população pode ficar tranquila.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Idecan divulga resultado final do concurso da Guarda Civil de João Pessoa

2

Paraíba

Padre Egídio recebe alta hospitalar e vai cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica

3

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas fortes e ventos de até 60km/h para 83 munícipios da Paraíba

4

Paraíba

Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto são os municípios com mais indígenas na Paraíba; confira levantamento

5

Paraíba

Festas em Picuí e outras quatro cidades da PB vão ter horário limitado e uso de garrafas de vidro proibido