Denuncia

Alto risco: Atendimento em clínicas odontológicas de JP desconsidera recomendação do CFO para evitar contágio do coronavírus

A assistência odontológica está classificada como alto risco para a disseminação do novo Coronavírus, devido à grande exposição aos materiais biológicos, proporcionada pelo labor dos procedimentos.

Alto risco: Atendimento em clínicas odontológicas de JP desconsidera recomendação do CFO para evitar contágio do coronavírus

“Os Cirurgiões-Dentistas se encontram no grupo de maior risco, visto o contato direto com a cavidade bucal, vias aéreas ...." — Foto:reprodução

A pandemia do coronavírus limitou os atendimentos de clínicas odontológicas a urgência e emergência, mas não é o que está acontecendo em alguns estabelecimentos espalhados na Paraíba. Segundo denúncia de um internauta ao Portal ClickPB, profissionais estariam atendendo normalmente, mesmo após o Conselho Federal de Odontologia emitir recomendações suspendendo atendimentos considerados de rotina, por se tratar de uma profissão com alto risco para o contágio e sua disseminação. 

Apesar da recomendação para que os profissionais do setor limitem o atendimento à população, atendendo apenas os casos de urgência e emergência, algumas clínicas em João Pessoa estariam atendendo normalmente e realizando procedimentos fora dos recomendados pelo CFO, aumentando assim o risco de contaminação. Dentre os procedimentos que estariam sendo realizados estão: restauração, estéticos, ortodontia, entre outros.

De acordo com o órgão, a saúde dos profissionais e dos pacientes deve ser preservada, e atendimentos priorizados apenas para casos graves, devido o “agressivo potencial de transmissão” do novo coronavírus. 

Vale ressaltar que, na maioria dos casos, diversas clínicas suspenderam por completo e adotaram as medidas de prevenção adotando atendimento à distancia, sendo feito via e-mail, telefone e site enquanto a pandemia durar. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o CFO reforçaram desde o início da pandemia que a assistência odontológica está classificada como alto risco para a disseminação do novo Coronavírus, devido à grande exposição aos materiais biológicos, proporcionada pelo labor dos procedimentos. “Os Cirurgiões-Dentistas se encontram no grupo de maior risco, visto o contato direto com a cavidade bucal, vias aéreas e utilização de equipamentos que liberam aerossóis, provocando contaminação cruzada. O CFO segue trabalhando intensamente para minimizar os efeitos da crise provocada pela pandemia mundial”, diz trecho de nota do CFO. 

Vale lembrar que nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão suspensos, por 30 dias, conforme determinação da Prefeitura Municipal de João Pessoa os atendimentos de rotina. Quem precisar de atendimento odontológico de urgência deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) para que, posteriormente, sejam encaminhados aos CEOs, conforme a necessidade. Estão sendo atendidos os pacientes que apresentam dores intensas ou hemorragias, durante o período da quarentena. Atendimentos de rotina, como restauração, limpeza ou extração dentária, estão suspensos.

Confira aquias medidas recomendadas pelo CFO para amenizar o risco de contaminação dentro dos consultórios e as orientações para atendimentos apenas em casos de urgência e emergência. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Dinho prevê que nove vereadores podem não se reeleger em outubro e diz que Câmara pode ter “grande renovação” em João Pessoa

2

Paraíba

“Estamos bastante ansiosas”, revela Terezinha Domiciano sobre nome ser validado para encabeçar lista tríplice na UFPB

3

Paraíba

Napoleão Maracajá rebate fala de Rostand Paraíba e diz que aumento de 40% deveria ser doado a instituições: “inadmissível”

4

Paraíba

Operação do Gaeco e Polícia Militar cumpre 30 mandados em 14 cidades da Paraíba

5

Paraíba

Acidente no viaduto das Três Lagoas deixa trânsito lento na BR-230