Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Aulas

Alunos da rede estadual passam a assistir aulas pela televisão e TV Paraíba Educa será lançada nesta segunda-feira

A iniciativa faz parte de uma série de ações que a Secretaria de Educação tem realizado para estudantes da Rede Estadual de Ensino no Regime Especial de Ensino durante a pandemia.

A programação da TV Paraíba Educa será exibida diariamente das 8h às 20h30 (Foto: Reprodução)

Por


Os alunos da rede estadual de ensino da Paraíba passam a assistir aulas a partir da próxima semana, por meio da TV Paraíba Educa, que será lançada nesta segunda-feira (29). A novidade é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que vai levar aos estudantes a transmissão das videoaulas e programação educativa por meio dos canais da Rede Legislativa: 40.4 na Grande João Pessoa; 15.4  em Campina Grande e região e 14.4 em Patos.

A iniciativa faz parte de uma série de ações que a Secretaria de Educação tem realizado para estudantes da Rede Estadual de Ensino no Regime Especial de Ensino durante a pandemia do novo coronavírus, com educação remota que inclui: a Plataforma Paraíba Educa; Google Classroom; redes sociais, materiais impressos e, em breve, aplicativo com dados patrocinados.  

Programação

A programação da TV Paraíba Educa será exibida diariamente das 8h às 20h30, com programas inéditos e reprises, como forma de garantir a acesso dos conteúdos ao maior número de estudantes. As videoaulas correspondem a todas as etapas da Educação Básica, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, sendo consideradas também as especificidades de todos os ciclos da Educação de Jovens e Adultos.   

As videoaulas são organizadas em programas de acordo com a etapa e os componentes a serem aprofundados. No período da manhã serão exibidas as videoaulas referentes ao Ensino Infantil e ao Ensino Fundamental, à tarde são exibidas as videoaulas referentes ao Ensino Médio, enquanto à noite é reservada para as videoaulas dos ciclos da Educação de Jovens e Adultos. 

Feita por professores

Para tanto, foram selecionados professores de diferentes etapas da Educação Básica e áreas do conhecimento, que lecionam na rede pública de ensino, para criarem videoaulas elaboradas especialmente para a TV Paraíba Educa, contemplando assim as orientações pedagógicas da SEECT e as principais demandas dos estudantes paraibanos.  

Respeitando as normas de distanciamento social, estando todos em suas casas, os professores que integram a equipe de professores ministrantes da TV Paraíba Educa foram desafiados a expandirem suas salas de aula, passando a lecionar para estudantes de diferentes regiões do Estado.  

Conforme o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, “a TV Paraíba Educa também se insere como uma ação de incentivo à ressignificação dos processos de ensino, no qual os professores passam a compreender como podem expandir suas formas de ensinar e seus conhecimentos. O que será transmitido na programação da TV não serão videoaulas criadas em ambientes de estúdio, mas sim o reflexo de como os professores paraibanos estão se reinventando, em suas casas, para seguirem com a missão de educar as crianças, adolescentes, jovens e adultos em contextos complexos como o vivenciado atualmente”.   

Para além das videoaulas das etapas e componentes, serão exibidas também videoaulas vinculadas ao Programa Se Liga No Enem, com o intuito de dar um maior suporte aos estudantes e egressos que estão em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, bem como, programas de estímulo ao protagonismo estudantil e a formação integral, por meio de exibição de ações institucionais voltadas à formação nas áreas de saúde, cultura, esporte entre outros.  

Materiais adicionais

Para além das videoaulas, os professores produziram roteiros de estudo que facilitam a compreensão dos conteúdos ministrados, bem como, o aprofundamento por parte dos estudantes por meio de orientações, questões, referências complementares, entre outros. 

Os roteiros de estudo serão disponibilizados na Plataforma Paraíba Educa https://sites.google.com/prod/... , para facilitar o acesso dos estudantes que estiverem brevemente utilizando o aplicativo PB Educa.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Prefeito denunciado por empregar esposa, filha e irmãos como secretários afirma que não há irregularidade nas nomeações

Após denúncias, Ministério Público Federal investiga 77 pessoas acusadas de fraudar auxílio emergencial

Juiz paraibano Onaldo Queiroga receberá alta nesta sexta-feira no Hospital Albert Einstein e fará fisioterapia em São Paulo

Auxílio Emergencial: OAB-PB prepara advogados para prestar trabalho voluntário às pessoas que tiveram o benefício indeferido