Na ALPB

ANAC diz que vai acompanhar PL que concede gratuidade a idosos e deficientes na Paraíba

De acordo com o projeto de lei, em cada aeronave serão reservados dois assentos para deficientes e dois assentos para idosos com mais de 65 anos

Nabor Wanderley, Vergonha, Patos, Salários

Prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Foto: Walla Santos)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas não quis comentar sobre a possibilidade de aprovação de um Projeto de Lei  em tramitação na Assembleia  Legislativa da Paraíba concedendo gratuidade   de passagens aéreas para idosos e deficientes  no estado.  Em entrevista ao portal Correio, a assessoria de comunicação da Anac, afirma que o setor aeroviário cumpre todas as normas vigentes aplicáveis ao transporte aéreo.

A Anac esclareceu que a única resolução a respeito de descontos (e não gratuidade) que vigora hoje é a n°280/2013, que diz que “o acompanhante do Passageiro com Necessidade de Atendimento Especial (PNAE) tem direito a pagar valor igual ou inferior a 20% (vinte por cento) do valor do bilhete aéreo adquirido pelo titular. Os artigos 27 e 28 do mesmo normativo falam exclusivamente sobre as condições do acompanhante do PNAE”, diz.

A assessoria informou ainda que no âmbito do transporte aéreo não existe gratuidade para maiores de 65 anos, nem para portadores de necessidades especiais. Garantiu, no entanto, que vai acompanhar a tramitação do PL de autoria do deputado Nabor Wanderley.

O Projeto de Lei prevê que em cada aeronave serão reservados dois assentos para deficientes e dois assentos para idosos com mais de 65 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, e assegura  desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens para os idosos e deficientes que excederem as vagas gratuitas.

Na semana passada, a matéria que recebeu o parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos, segue para apreciação na Comissão de Constituição Justiça e Redação e, em seguida, ser encaminhada o plenário da Casa, onde será decidida a aprovação.  

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Vereadores de Campina Grande aprovam projeto de lei para aumentar os próprios salários para mais de R$ 20 mil

2

Paraíba

Executiva do PT se reúne em maio para definir se partido terá candidatura ou não em João Pessoa

3

Paraíba

Ministra das Mulheres se reúne com o governador João Azevedo e participa de audiência pública na Paraíba

4

Paraíba

TCE intima ex-presidente da Câmara de São José dos Ramos para explicar o não pagamento de salário dos servidores e contratação irregular

5

Paraíba

Com R$ 400 milhões em investimentos, feira que busca atrair empreendimentos para o centro de João Pessoa acontece na próxima semana