Economia

Aplicativo de transportes retira cobrança de tarifa dinâmica em João Pessoa

O Procon João Pessoa reforçou não ter “imposto restrições” as empresas de aplicativos.

Aplicativo de transportes retira cobrança de tarifa dinâmica em João Pessoa

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (30), descartou que a instituição tenha determinado a suspensão da tarifa dinâmica feita pelos aplicativos após a notificação de suposto abuso na cobrança dos preços aos consumidores com a deflagração do movimento grevista de motoristas, desde segunda-feira.

“Acontece que após o pedido de informações, tomamos conhecimento de que os aplicativos tomaram a decisão de suspender a tarifa dinâmica aos motoristas. Essa decisão não tem qualquer relação com o Procon”, disse como acompanhou o ClickPB.

Por meio de uma nota, a instituição também reforçou não ter “imposto restrições” a essas empresas “portanto, é falsa a informação de que a decisão de limitar os valores das tarifas partiu do Poder Público. Caso tenha ocorrido alguma limitação, esta foi uma decisão das próprias empresas, que certamente reconhecem o momento delicado enfrentado pela população”, diz um trecho da nota enviada ao ClickPB.

Essa semana o órgão notificou os aplicativos de transporte  por possíveis alterações de preços durante a greve dos motoristas de ônibus iniciada na última segunda-feira (27) em João Pessoa. As investigações sobre possíveis abusos nos preços práticos pelo aplicativos durante a greve dos motoristas segue em andamento.

Confira a nota do Procon sobre o assunto:

“O PROCON-JP vem a público esclarecer que, diante das centenas de denúncias recebidas nos últimos dias sobre supostas cobranças abusivas por parte de aplicativos de transporte na capital paraibana, decorrentes da greve dos motoristas de ônibus, solicitou às empresas Uber e 99 informações detalhadas sobre a precificação e o funcionamento dos algoritmos utilizados nas plataformas.

É importante destacar que não é verdade que o PROCON-JP tenha “imposto restrições” a essas empresas (pelo menos até o momento). Portanto, é falsa a informação de que a decisão de limitar os valores das tarifas partiu do Poder Público. Caso tenha ocorrido alguma limitação, esta foi uma decisão das próprias empresas, que certamente reconhecem o momento delicado enfrentado pela população. No entanto, cabe ao PROCON-JP assegurar transparência nas chamadas “tarifas dinâmicas” e garantir o respeito aos direitos do consumidor. O Poder Executivo municipal não abre mão de suas responsabilidades e continuará atento ao tema.

O PROCON-JP lamenta mais essa tentativa de desinformação por parte de indivíduos inescrupulosos que buscam se aproveitar de um movimento paredista para obter vantagens financeiras ou promover ganhos políticos.

Quanto à nota que menciona uma suposta convocação de “greve de motoristas de aplicativo”, o PROCON-JP esclarece que o pedido de informações tem como único objetivo promover a transparência, medida que pode beneficiar tanto passageiros quanto condutores.”

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Homem é preso por suspeita de estupro de vulnerável e ameaça contra enteada em Campina Grande

2

Paraíba

Fundeb: Prefeitura de Cuité de Mamanguape empenha recursos da educação para funerária em compra de material escolar

3

Paraíba

Motos se chocam na principal dos Bancários, derrubam parada de ônibus e deixam vários feridos

4

Paraíba

Cresce o número de pessoas que utiliza internet na Paraíba e proporção chega a 87,5%

5

Paraíba

Homem acusado de homicídio há mais de 20 anos no Distrito Federal é preso no interior da Paraíba