Fora da validade

Após denúncia, Prefeitura de Conde admite descarte de medicamentos vencidos e diz que foi uma ação corriqueira

De acordo com a nota, a prefeitura dispõe de remédios dentro do prazo de validade para pacientes que necessitem.

Após denúncia, Prefeitura de Conde admite descarte de medicamentos vencidos e diz que foi uma ação corriqueira

Vereador filmou os remédios sendo recolhidos e fez denúncia nessa quarta-feira — Foto:Reprodução

Após a denúncia de que diversos medicamentos vencidos estavam sendo jogados no lixo no município de Conde, a prefeitura da cidade divulgou uma nota explicando o ocorrido. No texto, a prefeitura ressaltou que o descarte de medicamentos vencidos é uma ação corriqueira de âmbito administrativo que estão tentando transformar em um embate político.

A nota explica que os medicamentos têm seus quantitativos e validades controlados e planejados, mas, ainda assim, por vezes não é possível fazer uso da medicação antes do prazo de vencimento, hipótese em que os remédios são recolhidos para incineração por uma empresa especializada.

Ainda de acordo com a nota, a prefeitura dispõe de remédios dentro do prazo de validade para pacientes que necessitem.

Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Conde:

A fim de prestar informações para toda a sociedade em decorrência do fato ocorrido nesta quarta-feira, dia 03 de junho de 2020, a Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Saúde, informa:

Que os medicamentos contidos na Farmácia têm seus quantitativos e validades controladas de forma planejada.

Infelizmente a saúde possui eventualidades no aparecimento de doenças e agravos, que criam desafios no planejamento e dispensação dessa medicação. Isso quer dizer que nem sempre sabemos quando exatamente vamos ter que usar a medicação, pois sempre é necessária a avaliação médica para cada caso.

Estamos em plena pandemia da Covid-19 e ela demonstra exatamente isso. Nesse sentido, quando não é possível fazer uso da medicação dentro do prazo de sua validade, a Farmácia Central recolhe os medicamentos e os separa para descarte, que é feito semanalmente com empresa contratada especialmente para esta finalidade: coletar resíduos sólidos em saúde e incinerá-los posteriormente. Isso quer dizer também, que a Prefeitura não pode descartar medicamentos em lixo comum.

As medicações fora do prazo de validade estavam separadas num espaço dentro da Farmácia para que fosse feito todo o processo de recolhimento e descarte. Em nenhum momento, tais medicamentos foram distribuídos a usuários do sistema de saúde do município. Temos medicamentos em estoque e dentro da validade, que são entregues à população, mediante o receituário médico.

Mais uma vez reforça-se que a época em que vivemos, de enfrentamento à Covid-19, exige de toda a sociedade ações focadas em salvar vidas. Lamentamos que isso esteja acontecendo em Conde, onde situações corriqueiras do âmbito administrativo estão sendo transformadas em fatos políticos, com a finalidade de adiantar o embate eleitoral.

Continuamos firmes na luta e na responsabilidade de cuidar da saúde do nosso povo.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022; maior diminuição do Brasil

2

Paraíba

“Vadia, te dou R$ 5 mil para você viver dedicada a mim”, disse médico preso por bater na esposa, na Paraíba

3

Paraíba

Câmara de João Pessoa vai homenagear ex-governador José Maranhão

4

Paraíba

Deslizamento de encosta bloqueia parte da BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande

5

Paraíba

Queiroga evita falar número 13 e diz que visita de Bolsonaro a João Pessoa será no dia ’12+1′