Prazo de 5 dias

Após denúncias de depredação da estação antiga em Pombal, Ministério Público pede medida cautelar para que prefeito garanta conservação do espaço

Moradores denunciaram que, no último fim de semana, a Prefeitura de Pombal mandou arrancar e aterrar trilhos, agulhas e sinalizadores do triângulo de manobras do trem da estação da cidade.

Após denúncias de depredação da estação antiga em Pombal, Ministério Público pede medida cautelar para que prefeito garanta conservação do espaço

Ministério Público de Contas da Paraíba pede medida cautelar para prefeito do município de Pombal. — Foto:Reprodução

Após denúncias de depredação da estação antiga do município de Pombal, a partir das reclamações da população, no Sertão da Paraíba, a Força Tarefa do Patrimônio Cultural (FTPC), do Ministério Público de Contas da Paraíba, pediu a Justiça que conceda medida cautelar contra o prefeito do município, Abmael de Sousa Lacerda. O pedido é para que o gestor evite realizar qualquer tipo de intervenção no conjunto ferroviário e ainda garanta a guarda e conservação de parte dos trilhos e madeiras indevidamente retirados. 

Conforme o documento, a descaracterização da Estação Ferroviária do Município e seu entorno, bem tombado pelo IPHAEP, produzindo sérios riscos ao patrimônio arquitetônico protegido da cidade, pode ser acessado no endereço eletrônico Força-Tarefa do Patrimônio Cultural do Ministério Público de Contas. 

O Ministério Público requisita, no prazo de cinco dias a contar do recebimento da comunicação, informações a respeito dos fatos mencionados como a reforma na Estação Ferroviária de Pombal e seu entorno, e também sobre a demolição, no Centro Histórico de Campina Grande, de edificação próxima à antiga rodoviária da cidade e protegida pela legislação estadual de preservação cultural, com os documentos referentes às eventuais licenças e autorizações de estilo.

Além disso, a FTPC pediu para que “determine a realização de diligências in loco município com a máxima urgência para apurar as informações, responsabilizando e quantificando danos, bem como levantando a viabilidade de reversão dos mesmos, com a participação de um representante indicado pela FTPC”. Também foi pedido para que o Diretor do IPHAEP apresente um parecer sobre a possibilidade de recuperação dos danos já incorridos no conjunto ferroviário de Pombal. 

Leia mais

Moradores de Pombal denunciam depredação de antiga estação de trem pela prefeitura e descarte de materiais históricos

Ao ClickPB, moradores do município denunciaram que, no último fim de semana, a Prefeitura de Pombal mandou arrancar e aterrar trilhos, agulhas e sinalizadores do triângulo de manobras do trem da estação da cidade. Só ficaram dois trilhos de uma única linha férrea. Além disso, mobiliários e ferramentas da antiga estação foram retirados da garagem e jogados ao relento. Os moradores acreditam tratar-se de um crime contra a memória da cidade.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas