Fiscalização

Após fiscalizar vacinação de crianças em Lucena, MPF pede à prefeitura adoção de plano para imunização de jovens e adultos

A campanha terá continuidade pelo município após intervenção do Governo do Estado.

Após fiscalizar vacinação de crianças em Lucena, MPF pede à prefeitura adoção de plano para imunização de jovens e adultos

Vacinação contra Covid-19 em Lucena — Foto:Reprodução

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) esteve na manhã desta quarta-feira (9) no município de Lucena, acompanhando o último dia de vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos que haviam recebido doses vencidas em janeiro. 

De acordo com a procuradora Janaína Andrade, o ciclo vacinal das crianças foi completado sob intervenção do Governo do Estado, mas a campanha terá continuidade com a prefeitura para mães que desejarem vacinar seus filhos em um momento posterior.

A procuradora também relembrou as responsabilizações feitas ao prefeito Leo Bandeira, à Prefeitura de Lucena e à técnica de enfermagem. Em ação ajuizada pelo órgão, foi pedido R$ 1 milhão por danos morais a ser pago pelos três demandados.

Além disso, Janaína Andrade ressaltou que foi solicitado que a gestão municipal adote um plano de imunização para pessoas acima de 12 anos que também receberam doses vencidas e destacou que o erro vacinal não afeta a segurança da vacina.

“Após várias diligências investigatórias, como visitas em loco, fiscalização, análises de documentos e oitivas de pessoas, o MPF firmou três TACs [Termo de Ajustamento de Conduta], na linha do que orienta o Conselho Nacional do Ministério Público e à própria legislação hoje da justiça consensual”, disse.

“Não existe vacina experimental no Brasil. Na verdade, o que se tem hoje em relação à população de Lucena e, em especial dos dois assentamentos do Incra, que foram os alvos das crianças vacinadas, foi a perda da credibilidade da atuação do município na campanha vacinal”, acrescentou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de 3 mil famílias indígenas aguardam demarcação de terras no Litoral Norte da Paraíba

2

Paraíba

Ministério Público investiga compra de medicamentos vencidos pela Prefeitura de Esperança

3

Paraíba

Policial é alvejado durante operação em Cabedelo; homem é preso

4

Paraíba

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

5

Paraíba

Prefeitura de Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de R$ 700 mil em shows