Humor

Asplan critica programa ‘Zorra Total’ e diz que quadro sobre agrotóxico desconsidera trabalhador rural

Segundo a entidade, o quadro de humor sobre agrotóxicos desconsidera o trabalhador do campo e informa de maneira equivocada o uso de pesticidas na agricultura brasileira.

Asplan critica programa 'Zorra Total' e diz que quadro sobre agrotóxico desconsidera trabalhador rural

Na nota divulgada pela entidade nesta terça-feira (6), o programa esqueceu de abordar sobre a importância dos defensivos agrícolas para a produção em larga escala. — Foto:Reprodução

A Associação dos Planadores de Cana da Paraíba (Asplan) criticou o último episódio do programa da Globo ‘Zorra Total’, que foi ao ar no último sábado (3). Segundo a entidade, o quadro de humor sobre agrotóxicos desconsidera o trabalhador do campo e informa de maneira equivocada o uso de pesticidas na agricultura brasileira.

Na nota divulgada pela entidade nesta terça-feira (6), o programa esqueceu de abordar sobre a importância dos defensivos agrícolas para a produção em larga escala. “Os defensivos agrícolas são usados de maneira responsável, uma vez que mais da metade da produção de alimentos no mundo não existiria, já que as pragas destruiriam a produção nesta proporção.”

Confira nota 

 A desinformação e o preconceito produzem aberrações imperdoáveis, tais como, a veiculação de um quadro, num programa de humor, que atentou contra a dignidade, idoneidade e responsabilidade do produtor rural brasileiro. No último sábado (03), de forma irresponsável e descabida, o programa Zorra Total, da Rede Globo, veiculou um quadro lamentável, que desmerece uma classe trabalhadora, responsável por boa parte do PIB brasileiro e que coloca alimentos na mesa de todos nós.

Sem nenhum embasamento cientifico, sem entender como se processa a liberação e o uso de defensivos agrícolas, o programa generalizou o uso destes produtos, maculando, de forma irresponsável, cruel e fora da realidade, a imagem do agricultor brasileiro e de um setor responsável que não faz uso indiscriminado de defensivos, mostrando um profundo desconhecimento da realidade dos campos no país.

Como entidade representativa de produtores canavieiros repudiamos esse tipo de programa que ao invés de informar, desinforma, que ao invés de construir, destrói, que ao invés de formar opinião balizada em dados verdadeiros e reais, macula a imagem de pessoas, cidadãos, profissionais, pais de família e geradores de emprego e renda.

Além da imensa maioria dos produtos liberados pelo Governo Federal ser de produtos biológicos, muitos têm princípios ativos similares e ingredientes ativos já utilizados e que já eram autorizados no país. Portanto, além de uma retificação da Rede Globo, em nome da classe produtora brasileira e, sobretudo, do reestabelecimento da verdade dos fatos, esperamos que não mais nos deparemos com quadros em programas como esse do Zorra Total que, infelizmente, fez juz ao nome.

Vale salientar que sem os defensivos agrícolas, que são usados de maneira responsável, mais da metade da produção de alimentos no mundo não existiria, pois as pragas destruiriam a produção nesta proporção. Ainda reiteramos que alimentos não brotam do nada, mas da terra que é cultivada com o suor e trabalho dos milhares de agricultores e produtores brasileiros que acordam cedo e labutam muito para colocar alimentos na mesa de todos nós. Portanto, respeitem a agricultura e mais ainda as pessoas que atuam no setor.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes