Preocupação

Baixa cobertura vacinal aumenta casos de Síndromes Respiratórias em crianças na Paraíba e autoridades recomendam redobrar cuidados com higiene pessoal

Só entre março e a primeira semana de maio, as unidades de porta aberta receberam em média 48.406 casos de crianças doentes.

Baixa cobertura vacinal aumenta casos de Síndromes Respiratórias em crianças na Paraíba e autoridades recomendam redobrar cuidados com higiene pessoal

A recomendação da Fiocruz, é antes de mais nada, atualizar a carteira de vacinação — Foto:Reprodução

O aumento do número de casos de Síndromes Respiratórias em crianças na Paraíba vem causando preocupação nas autoridades de saúde de todo o estado. Só entre março e a primeira semana de maio, as unidades de porta aberta receberam em média 48.406 casos de crianças com sintomas respiratórios. Seis crianças já morreram com quadro grave de Síndrome Respiratória.

Os casos de Síndrome Respiratória possuem um aumento sazonal, mas que o agravamento nos quadros, evoluindo para situações graves e óbitos, se deve às baixas coberturas vacinais nos últimos anos. Atualmente, a Paraíba conta com 25,71% das crianças entre 6 meses e menores de 6 anos vacinas contra influenza.

“Vemos um problema grave de baixas coberturas vacinais e no caso da influenza não tem sido diferente, e isso não é um caso isolado da Paraíba. A sazonalidade das síndromes respiratórias aliada às baixas coberturas vacinais de influenza nos últimos anos resultam no cenário atual, precisamos seguir vacinando e ampliar a proteção das nossas crianças”, reforça o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra.

A Fiocruz divulgou um boletim no final de Janeiro deste ano que aponta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda nos adultos, e isto acende um alerta de cuidado com a saúde das crianças. Em 2021 a Fiocruz já havia feito um alerta através do Boletim Infogripe que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças entre 0 a 9 anos aumentou significativamente. 

Para se proteger e principalmente as crianças, a orientação é manter os hábitos adquiridos com a Covid, como higienizar as mãos constantemente e de forma correta, seja usando água e sabão, ou, na ausência desses itens, álcool em gel a 70%. O distanciamento social e ensinar as crianças a evitar tocar mucosas como nariz, olhos e boca também é recomendado

A recomendação da Fiocruz, é antes de mais nada, atualizar a carteira de vacinação. Outras medidas incluem o não compartilhamento de objetos, como garrafinhas de água, e fazer uso da etiqueta respiratória: quando é recomendado o uso de lenço descartável ou uso do antebraço para cobrir a região da boca e do nariz ao tossir ou espirrar.

O estudante ou profissional de educação que esteja com sintomas suspeitos para síndrome gripal, pode fazer uso de máscara de proteção respiratória. Para além do ambiente escolar, os estudantes devem estar com as cadernetas de vacinação atualizadas.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Algodão de Jandaíra gasta mais de R$ 110 mil com shows da festa de emancipação política

2

Paraíba

João Pessoa e outros 155 municípios da Paraíba devem ter chuvas intensas até amanhã

3

Paraíba

Primeiro Sam’s Club da Paraíba deve ser aberto no segundo semestre de 2024; confira detalhes

4

Paraíba

João Pessoa tem caos no trânsito em dia do concurso do Banco do Nordeste

5

Paraíba

Mais de 9 mil candidatos fazem concurso da prefeitura de Cabedelo neste domingo