O Blog do Dércio, um colunista de Campina Grande, afirmou ontem que os índios Potiguaras da Baia da Traição invadiram 52 mansões construídas em terras indígenas na bela praia de Coqueirinho. O detalhe é que entre essas construções irregulares estava a suntuosa casa da prefeita eleita de Araruna Wilma Maranhão, irmã do senador Maranhão.
Ciceroneado pelo cacique Natan visitei o imóvel e fiquei impressionado, pois até gerador de energia tem. A retomada das mansões ocorreu após 16 anos de batalha na Justiça e os índios ocuparam as casas com tudo que tinha dentro. As terras Potiguaras somam cerca de 30 mil hectares e são povoadas por 23 aldeias.
A Funai monitora aquele paraíso que também deveria ser melhor explorado pelo turismo ecológico. O cacique Natan é a favor da instalação de resorts e quer fazer parcerias com o SEBRAE para otimizar o potencial do artesanato e da culinária típica. Só não aceita invasão de terra e depredação da natureza. Ele me disse que a preocupação hoje é com a geração de emprego e renda para cerca de 14 mil índios. Quem conhece a Baia sabe que sua beleza natural é superior aos principais points do Nordeste.
Fonte: Blog do Dércio